Cultura
Casarão de Artes Plásticas em Goiás será restaurado
Reforma
O casarão que abriga a Escola de Artes Plásticas Veiga Valle, na Cidade de Goiás (GO), será restaurado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A previsão é de que a obra fique pronta até julho de 2015.
Serão investidos R$ 1.385.682,99, repassados por meio de recursos federais. A Escola Veiga Valle é parte do conjunto tombado da Cidade de Goiás e possui valor histórico e cultural para os cidadãos vilaboenses.
O Casarão da Veiga Valle é composto por edifícios do século XIX, com características da arquitetura de Goiás. Eles possuíam função residencial, mas, posteriormente, foram utilizados como Delegacia de Polícia e como clube recreativo. Em maio de 1968, a escola de artes foi instalada no local. Na década de 80, o casarão passou por algumas obras de restauração, para melhor atender sua funcionalidade.
A obra que está sendo iniciada prevê o reordenamento das atividades de aula no bloco principal do edifício, a instalação da direção e copa no bloco que abrigava a cadeia, além de novo anexo para receber as salas de música e de modelagem. Novos espaços de permanência também serão propostos, melhorando a interligação e a disposição da escola, e resguardando sua integridade.
Atualmente, a Escola atende cerca de 250 alunos, oferecendo cursos como desenho, escultura, pintura, gravura, história da arte, conhecimentos gerais e canto/coral. A maior parte do corpo docente é formada por ex-alunos, que, ao longo de várias décadas, vêm multiplicando os conhecimentos sobre as artes entre as novas gerações.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















