Cultura
CEU atenderá 30 mil pessoas em Rio Claro (SP)
Inauguração
O Ministério da Cultura (MinC) e a prefeitura de Rio Claro (SP) inauguraram, nesta última sexta-feira (12), o nono Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) do estado. O CEU Mãe Preta atenderá a um público de cerca de 30 mil pessoas de 13 bairros da região nordeste da cidade.
A infraestrutura do espaço contará com cine-teatro, infocentro com 12 computadores, espaço coberto para exposições e uma biblioteca que já conta com mais de 3 mil volumes. Durante o inauguração a população local doou mais livros.
A ministra da Cultura, Marta Suplicy, esteve presente no evento e visitou o espaço, que possui uma área total de oito mil metros quadrados. Ela elogiou a iniciativa das doações de livros, falou da importância do Plano Nacional de Leitura para a erradicação do analfabetismo no país e parabenizou a cidade pelo certificado de Município Livre do Analfabetismo, recebido recentemente.
Marta Suplicy também ressaltou o papel dos CEUs no desenvolvimento e bem-estar da população. "Está comprovado que este tipo de centro tem colaborado para o aumento do desempenho escolar e para a diminuição da delinquência". E acrescentou, "espero que por meio das atividades deste CEU muitos talentos se desenvolvam e possam crescer".
Apoio
A ministra lembrou ainda que o Ministério da Cultura apoia os municípios para fortalecer a gestão e programação nos primeiros seis meses dos centros e citou algumas iniciativas, como o programa nacional de formação musical e o de formação artística em teatro e dança, cujo foco é formar e revelar novos talentos.
Marta Suplicy, que foi recebida pelas autoridades locais, entre elas o prefeito da cidade, Du Altimari, visitou as instalações e assistiu à apresentação do Batuque de Umbigada de Rio Claro e da Jovem Orquestra Sinfônica Experimental da cidade.
O novo CEU contou com um investimento de R$ 2,5 milhões, e em suas instalações há também uma pista de skate, quadras poliesportivas cobertas, auditório, pista de caminhada e equipamentos de ginástica, entre outros dispositivos.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















