Cultura
Festival do Rio 2014 anuncia seleção da Première Brasil
Mostra
Foram divulgados, nesta quarta-feira (3), os selecionados para a Première Brasil da edição 2014 do Festival do Rio, que acontece entre os dias 24 de setembro e 8 de outubro, no Rio de Janeiro. O evento exibirá 69 filmes, entre curtas e longas-metragens, e será dividido entre mostras competitivas e não-competitivas.
Mostras Competitivas
Os filmes exibidos nas competições de Ficção, Documentário, Curtas e Novos Rumos concorrem ao Troféu Redentor, concedido pelo júri oficial para os melhores em diversas categorias, incluindo os prêmios especiais do júri. O público também poderá escolher os melhores filmes de ficção, documentário e curta-metragem.
Serão dez longas de ficção em competição: “Ausência”, de Chico Teixeira; “Casa Grande”, de Fellipe Barbosa; “Love Film Festival”, de Manuela Dias; “O Fim De Uma Era”, de Bruno Safadi e Ricardo Pretti; “O Fim e os Meios”, de Murilo Salles; “O Outro Lado do Paraíso”, de André Ristum; “Último Cine Drive-in”, de Iberê Carvalho; “Obra”, de Gregorio Graziosi; “Prometo um dia deixar essa cidade”, de Daniel Aragão Brasil; e “Sangue Azul”, de Lírio Ferreira.
Também são dez os documentários selecionados, entre eles, “Meia Hora E As Manchetes Que Viram Manchete”, de Angelo Defanti; “My Name is Now, Elza Soares”, de Elizabete Martins Campos; e “Esse Viver Ninguém me Tira”, de Caco Ciocler.
Já os curtas-metragens que competem pelo Troféu Redentor são 16: “Loja de Répteis”, de Pedro Severien; o baiano “Menino da Gamboa”, de Pedro Perazzo e Rodrigo Luna; e “Edifício Tatuapé Mahal”, de Carolina Markowicz e Fernanda Salloum, também na seleção do Festival Internacional de Cinema de Toronto, que começa nesta quinta-feira (4), no Canadá.
A mostra Novos Rumos, que aposta nos primeiros trabalhos de cineastas, apresentará sete longas e seis curtas-metragens – entre eles, os premiados “Castanha”, de Davi Pretto, e “O bom comportamento”, curta-metragem de Eva Randolph.
Mostras não-competitivas
Os filmes selecionados para as mostras Hors Concours e Retratos serão exibidos fora de competição. Na mostra Hors Concours, o público poderá assistir aos longas “A luneta do tempo”, de Alceu Valença; “Boa sorte”, de Carolina Jabor; “Trinta”, de Paulo Machline, “El Ardor”, de Pablo Fendrik; “Infância”, de Domingos Oliveira; “Brincante”, de Walter Carvalho; e “Cássia”, de Paulo Henrique Fontenelle; e aos curtas “Compêndio”, de Eugenio Puppo e Ricardo Carioba, e “Pé sem chão”, de Sérgio Ricardo. Já na mostra Retratos, serão cinco longas e quatro curtas-metragens nacionais.
Além das mostras exclusivas de filmes brasileiros, produções nacionais também serão exibidas na mostra Expectativa (“Na Quebrada”, de Fernando Grostein Andrade) e na mostra Geração (“Encantados”, de Tizuka Yamasaki).
Sobre o Festival do Rio
Nesta edição do evento, serão exibidos cerca de 250 filmes de mais de 60 países, divididos em diversas seções – além da Première Brasil, o festival promove as tradicionais mostras Panorama, Expectativa, Geração, Midnight, Première Latina, entre outras.
Também no âmbito do Festival do Rio, acontece o RioMarket, área de mercado do evento, que oferece uma extensa programação de seminários, workshops, masterclasses e eventos gratuitos.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















