Cultura
Festival exibe mais de 350 filmes a partir desta quarta (24)
Rio de Janeiro
Começa, nesta quarta-feira (24), a edição 2014 do Festival do Rio. Neste ano, a maratona cinematográfica começa com a sessão para convidados do filme "O Sal da Terra", documentário de Win Wenders e Juliano Ribeiro Salgado, sobre o trabalho do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado.
A partir da quinta-feira (25), o evento exibirá cerca de 350 filmes de mais de 60 países, distribuídos por mais de 15 mostras, até o dia 8 de outubro.
Cinema brasileiro em destaque
O espaço reservado para a produção brasileira é a Première Brasil, que exibirá um total de 69 filmes nacionais - 41 longas e 28 curtas-metragens - divididos entre mostras competitivas e não competitivas. "Casa Grande", de Fellipe Barbosa; "Cássia", documentário de Paulo Henrique Fontenelle; "El ardor", de Pablo Fendrik, um dos vencedores do edital de coprodução Brasil-Argentina de 2012, realizado em parceria entre a Ancine e o INCAA.
"O outro lado do paraíso", de André Ristum; e "A luneta do tempo", longa-metragem dirigido pelo músico Alceu Valença, que será exibido fora de competição, são alguns dos títulos programados para a Première Brasil deste ano.
As sessões de gala acontecem nas salas do complexo Cinépolis Lagoon, e as sessões populares com entrada gratuita e os debates do Cine Encontro acontecem na sede oficial do festival, no Armazém 6 (Armazém da Utopia, na Zona Portuária).
Os filmes exibidos nas competições de Ficção, Documentário, Curtas e Novos Rumos concorrem ao Troféu Redentor, concedido pelo júri oficial para os melhores em diversas categorias, e aos prêmios especiais. O público também poderá votar para escolher os melhores filmes de ficção, documentário e curta-metragem.
Produções brasileiras realizadas em regime de coprodução com outros países também podem ser encontradas em outras mostras, como "Os inimigos da dor", longa de Arauco Hernández, vencedor do Edital Brasil-Uruguai em 2012, que será exibido na Première Latina.
Ou as coproduções luso-brasileiras "Os maias - cenas da vida romântica", de João Botelho, e "Yvone Kane", de Margarida Cardoso (que conta também com participação moçambicana na produção), ambas contempladas pelo Edital de Coprodução Luso-Brasileira em 2013 e 2011, respectivamente, no programa da seção Panorama do Cinema Mundial.
Filmes com temática LGBT ganham premiação especial
A grade de programação mantém algumas das tradicionais mostras anuais, como Panorama do Cinema Mundial, Expectativa, Midnight Movies, Midnight Terror, Midnight Música, Fronteira, Itinerários Únicos, Première Latina, Meio Ambiente, entre outras, e traz mostras especiais dedicadas aos cineastas Roberto Rosselini, Michael Cimino, Hugo Carvana e Alfred Hitchcock.
Produções recentes e clássicos do cinema mexicano podem ser conferidos na mostra Foco México. A tradicional Mostra Gay deixa de existir a partir desta edição, mas filmes com temática LGBT - que agora aparecem na programação normal das demais mostras do evento - concorrem ao Prêmio Felix.
Ancine participa de seminários no RioMarket
O RioMarket, espaço reservado aos negócios do Festival do Rio, dividiu sua programação deste ano entre o RioMarket TV (de 24 a 26 de setembro) e o RioMarket Film (de 29 de setembro a 2 de outubro). As atividades acontecem sempre na sede do festival, no Armazém 6.
Na segunda-feira (29), Myriam Assis de Souza, Coordenadora de Análise de Direitos da Superintendência de Fomento da Ancine, participa do seminário "Coproduções oficiais", cujo intuito é instruir produtores sobre a melhor forma de aproveitar as relações já oficializadas entre o Brasil e outros países.
No mesmo dia, às 14h30, o assessor Internacional da Ancine, Eduardo Valente, participa da mesa redonda "Coprodução com países onde o Brasil ainda não tem acordo oficial". Ambos os seminários acontecem na sala 1.
O RioMarket também promove atividades gratuitas, mediante inscrição prévia pelo site. Ainda há vagas para a palestra "O olhar do critico sobre o cinema no momento da revolução digital", com José Carlos Avellar, e para a Master Class de Games, com Arthur Protasio.
Confira a programação completa do RioMarket.
Locais e venda de ingressos
A central de informações e venda antecipada de ingressos fica no Estação Rio (Voluntários da Pátria, 35, Botafogo). Para mais informações, acesse o site oficial do Festival do Rio, que traz a programação completa e informações de todos os filmes exibidos no evento.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















