Cultura
Igreja em Santa Catarina é tombada pelo Iphan
Patrimônio Cultural
A Igreja São Judas Tadeu, localizada no município de Vargem (SC), recebeu tombamento definitivo nesta quinta-feira (11). A decisão é do Conselho Consultivo do Patrimônio, reunido na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Brasília.
Juntamente com propriedades rurais, casas, ranchos, hortas, pomares, jardins, dialetos, culinária, festividades e tradições agrícolas, que resultam em algumas das mais belas paisagens brasileiras, a igreja é parte integrante desse roteiro que retrata o testemunho do processo de imigração de cidadãos de origem alemã, italiana, polonesa e ucraniana, ocorrida desde meados do século XIX e com características marcantes de esmerados conglomerados rurais e conjuntos urbanos.
Roteiros Nacionais de Imigração
O projeto Roteiros Nacionais de Imigração foi lançado em 2007 com assinatura de Acordo de Cooperação entre Iphan, ministérios da Cultura, Turismo e Desenvolvimento Agrário, Governo do Estado de Santa Catarina, Sebrae (SC) e 16 prefeituras municipais.
No mesmo ano, 50 bens foram protegidos pelo Iphan e, em 2007, outros 13 bens. A igreja completará este projeto que totalizará 64 tombamentos.
Outras pautas
A 76ª reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio também aprovou o registro do Carimbó paraense como patrimônio cultural do Brasil, manifestação que expressa aspectos artísticos, cultural, ambiental, social e histórico da região amazônica. Outra pauta é o tombamento de seis fortificações construídas entre os séculos XVII e XX, localizadas nos municípios de Óbido, Pará; Rosário, no Maranhão; Bonfim, em Roraima, Corumbá e Ladário, no Mato Grosso do Sul, além de uma série de canhões associados a eles, ganharão o título de patrimônio cultural do Brasil.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















