Cultura
Iphan entrega igreja e museu de arte sacra no Maranhão
Restauração
Nesta quarta-feira (10), a população maranhense receberá a restauração da Igreja de Nossa Senhora da Vitória e o Palácio Arquiepiscopal, antiga Igreja e Colégio Jesuíta de Nossa Senhora da Luz.
A iniciativa, que teve investimento de R$ 6 milhões, é resultado de parceria entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o governo estadual, o Instituto de Desenvolvimento Humano (IDH), e apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio da Lei de Incentivo a Cultura.
Iniciado em outubro de 2013, o serviço na Catedral contou com o trabalho de especialistas e mestres em restauro de pedra, talha, elementos artísticos de fachadas, prataria e azulejaria.
Técnicos locais e jovens aprendizes também participaram do projeto, que teve como ponto especial a restauração do altar mor, um dos poucos existentes no Brasil. De estilo nacional português, o exemplar tombado pelo Iphan em 1940 recebeu iluminação cênica e monumental.
Já o Museu de Arte Sacra do Maranhão foi instalado no segundo pavimento do Palácio Arquiepiscopal, que também sofreu adaptações. O novo espaço trará uma exposição permanente que apresentará o processo histórico de colonização e ocupação do território maranhense iniciado no século XVII, bem como revelará, no contexto da arte sacra brasileira, a existência da Escola Maranhense de Imaginária.
Os signos e simbolismos contidos nos objetos artísticos expostos no Museu de Arte Sacra do Maranhão são representativos do testemunho de fé e devoção e conduzem o visitante a um passeio pela história.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















