Cultura
Música brasileira marca presença na Womex 2014
Fomento
A Secretaria da Economia Criativa (SEC), do Ministério da Cultura (MinC), divulgou, nessa segunda-feira (29), a lista dos selecionados para participar da Womex 2014, festival mundial de música, que acontecerá em Santiago de Compostela, na Espanha, de 22 a 26 de outubro.
A ação faz parte do edital Conexão Cultura Brasil #Negócios, que tem como objetivo oferecer oportunidades aos empreendedores da cultura de abrir novos mercados para seus bens e serviços criativos. Os selecionados receberão ajuda de custo para passagem, hospedagem, alimentação e inscrição no evento e participarão dos espaços de negócios da Womex, entre outras atividades.
Nesta primeira edição, o programa levará delegações formadas por produtores brasileiros para encontros de mercado internacionais nas áreas de música, artes cênicas e arte contemporânea.
Exportação da música brasileira
Dentre os 20 selecionados para a Womex 2014 estão representantes de artistas expoentes da música nacional dos mais variados estilos e regiões. Os produtores representam tanto grupos consagrados quanto artistas populares e novos nomes do cenário musical brasileiro.
O rock, o forró, o rap, o eletrônico, o samba, entre outros ritmos, estarão representados pelos produtores do Bnegão, Vanessa Da Mata, João Bosco, Carlos Malta e Pife Muderno, Mariene de Castro, DJ Dolores, Mundo Livre S/A, o rapper brasiliense GOG, Anelis Assumpção, a Orkestra Rumpilezz, Lazzo Matumbi, Autoramas, Maíra Freitas, Virgínia Rodrigues, Wilson das Neves, Orquestra Imperial, Nicolas Krassik, Marcos Sacramento e o Grupo Bixiga 70.
Cultura popular
Serão levados também para a Espanha o Carimbó de Dona Onete, do Pará; o Samba de Roda da Bahia, do grupo Samba Chula de São Braz e de Dona Nicinha; e Raízes de Santo Amaro, ambos reconhecidos como Patrimônios Imateriais pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Além dos estilos da cultura popular do Pará e da Bahia, estará presente na Womex 2014 o representante do grupo Meninas de Sinhá, de Minas Gerais.
Artistas que se destacaram no carnaval de rua carioca, tais como o grupo Casuarina e o Bloco do Sargento Pimenta, que toca Beatles em ritmo de samba, e o sambista da velha-guarda do Rio, Wilson das Neves, também estarão presentes no mercado.
"As ações de formação e de promoção da cultura brasileira do Programa Conexão Cultura Brasil viabilizam a presença de artistas, produtores e estudantes em eventos culturais e de mercado e em cursos técnicos, artísticos e acadêmicos em todo o Brasil e no exterior. Essas conexões são fundamentais para os fazedores de cultura e para o posicionamento da cultura como eixo estratégico do desenvolvimento do país. Em 2015, essas ações serão intensificadas", afirma o secretário da Economia Criativa do MinC, Marcos André Carvalho.
Sobre o Conexão Cultura Brasil #Negócios
O edital selecionará 60 empreendedores para três eventos internacionais estratégicos: o World Music Expo - WOMEX 2014, o Festival Santiago a Mil 2015 e a Feira Internacional de Arte Contemporânea - Arco Madrid 2015. Para o Womex 2014, a SEC recebeu 143 propostas, das quais 20 foram selecionadas.
A chamada pública do edital foi lançada no dia 31 de julho de 2014 e possui investimento de R$ 400.000,00 do Ministério da Cultura.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















