Cultura
Programa promove passeio com a temática religiosa popular
Cariri Cearense
O Centro Cultural Banco do Nordeste do Cariri (CE) promove mais uma edição do programa Percursos Urbanos neste sábado (13). Com o tema “As Cruzes e as Almas”, o passeio será mediado por Cícero Joaquim, mestre e doutorando em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
Às 15h, os peregrinos partirão do CCBNB-Cariri, em Juazeiro do Norte, e seguem de ônibus para o Crato. No caminho, ao visitar as cruzes, serão convidados a refletir sobre as íntimas e profundas relações que os vivos estabelecem com as almas do outro mundo.
“Juntamente com os variados ex-votos depositados nos seus contornos, as cruzes podem dar visibilidade às antigas crenças e práticas religiosas presentes na memória social e no imaginário contemporâneo”, afirma o mediador Cícero Joaquim.
O percurso também terá como objetivo estabelecer uma reflexão sobre o que chama de "Geografia do Além", ao enfatizar conceitos como Céu, Purgatório, Limbo e Inferno. “Lançando problemas para as cruzes das nossas cidades, podemos compreender os modos pelos quais os vivos pensam e sentem a experiência da finitude humana, bem como os significados atribuídos aos espaços e às almas daqueles que tombaram nos caminhos da vida”, conclui Cícero.
Para participar desta edição dos Percursos Urbanos, os interessados devem comparecer ao CCBNB-Cariri, e apresentar documento de identidade na recepção. Há 28 vagas disponíveis.
Percursos Urbanos
O programa Percursos Urbanos acontece há três anos no Cariri, após uma trajetória bem sucedida e consolidada de onze anos em Fortaleza. No Juazeiro, tem como parceiro a Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri, por meio de um projeto de extensão do curso de Comunicação Social – Jornalismo.
O principal objetivo é conhecer a diversidade cultural urbana existente na região do Cariri. O projeto pretende contemplar temas e públicos heterogêneos, com níveis de renda muito diversificados, de diferentes segmentos socioculturais. Assim, a cidade “cresce”, tem sua percepção favorecida, tornando-se mais cosmopolita, ciosa de sua pluralidade e diversidade.
Cada edição recebe um convidado ou uma convidada, com notório saber sobre o assunto, que funciona como um mediador ou uma mediadora a respeito da temática. O objetivo é que os passageiros e as passageiras possam dar seu depoimento. Assim, todos e todas, ao mesmo tempo, ensinam e aprendem.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















