Cultura
Tiradentes (MG) inaugura Museu de Sant´Ana nesta sexta (19)
Arte sacra
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) recebe do Instituto Cultural Flávio Gutierrez (ICFG), nesta sexta-feira (19), a Escritura Pública de Doação com Reserva de Usufruto ao ICFG, pelo decurso de trinta anos. Ao todo, são 291 imagens devocionais de Sant´Ana, produzidas entre os séculos XVII e XX. A doação acontece durante a inauguração do Museu de Sant´Ana, construído no antigo edifício da cadeia pública da cidade histórica mineira de Tiradentes, que abrigará todo o acervo.
Com diferentes estilos, técnicas e materiais, esse conjunto ímpar oriundo de diversas regiões do Brasil, além de Portugal e Itália, adquirido ao longo de 40 anos pela colecionadora e também presidente do ICFG, Angela Gutierrez, estará agora em permanente exposição pública.
Com total acessibilidade, incluindo elevador, além das salas de exposição, o Museu conta com o espaço Largo de Sant’Ana, aberto para convivência e adequado para recepção de eventos. A implantação do Museu foi viabilizada por meio do apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e das parcerias com o Iphan, Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade e Campos Cultural da Universidade Federal de Minas Gerais.
Sant´Ana
Representada no catolicismo como a mãe da Virgem Maria, as imagens de Sant'Ana são de uma mulher madura, serena, transmitindo seu conhecimento ou guiando a Virgem Maria pelas mãos, quando não a traz no colo. É considerada a protetora dos lares, da família, bem como dos mineradores.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















