Cultura
Federação da Dança estreia primeiro espetáculo
Salvador
O Instituto Cultural Brasil-Alemanha (ICBA) – Goethe, em Salvador (BA), realizou, nos dias 21 e 22 de novembro, as duas primeiras apresentações do espetáculo "Olhar com olhos virgens", da Federação da Dança.
O novo grupo da capital baiana é iniciativa das bailarinas Adriana Bamberg, Mônica Nascimento e Solange Lucatelli. O projeto, que marca o primeiro trabalho da companhia, foi contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2013.
"Olhar com olhos virgens" tem coreografia de Luiz Fernando Bongiovanni e direção artística de Jorge Vermelho. A trilha sonora original foi composta pelo coreógrafo, em parceria com Ricardo Augusto e Luisinho Assis; e com participação especial do cantor Luiz Melodia.
“O Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna possibilitou à Federação da Dança desenvolver um processo de trabalho que durou sete meses, no qual foi oferecido à comunidade a chance de acompanhar o desenvolvimento do espetáculo”, comentam as Adriana, Mônica e Solange. Elas chamaram essa metodologia de “Processo Compartilhado”.
Ele incluiu ensaios abertos, debates com profissionais convidados e encontros em diferentes bairros de Salvador. Além dessas atividades, o coletivo realizou o Observatório da Criação, que possibilitou a profissionais de dança acompanhar os ensaios, realizados na presença do coreógrafo.
"'Olhar com olhos virgens' aponta para a necessidade de um silenciar, de se deixar ser tocado pelo novo, mesmo quando ele seja algo que você já viveu intensamente, agora revisitado e redimensionado, na esfera dos sentidos apurados e dos olhares vividos na maturidade”, definem as artistas.
Os figurinos foram assinados por Rino Carvalho. A cenografia é de Luiz Fernando Bongiovanni e Jorge Vermelho, que também fez o projeto de iluminação e o projeto gráfico. A operação técnica e a assistência de produção ficaram a cargo de Alex Gurunga.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















