Cultura
Marta Suplicy faz balanço das ações do Ministério da Cultura voltadas para a moda
Evento
"Sempre entendi moda como uma marca da história", disse a ministra da Cultura, Marta Suplicy, durante visita à São Paulo Fashion Week (SPFW), na noite desta quinta-feira (6). "Para entendermos a trajetória da mulher na sociedade, por exemplo, podemos ver como ela se vestiu ao longo dos séculos!", completou a ministra.
Em sua 38ª edição, o SPFW acontece de 3 a 7 de novembro no Parque Cândido Portinari, em São Paulo. Em entrevista aos jornalistas que cobriam o evento, a ministra fez um balanço das ações do Ministério da Cultura (MinC) voltadas para a moda nos últimos dois anos.
"A primeira política que rompeu barreiras foi incluirmos a moda entre os setores que podem participar da Lei Rouanet. Esta é a abertura de uma avenida que está sendo construída", salientou.
O Programa Conexão Cultura Brasil #Intercâmbios também foi mencionado pela ministra. "Estamos oferecendo 400 bolsas de intercâmbio cultural para as mais diferentes áreas da indústria criativa". A moda está contemplada no edital em instituições como o Instituto Europeu de Design e a Universidade de Bolonha.
Entre os cursos oferecidos estão Eventos da Moda, Comunicação em Moda, Design de Moda – Construindo Coleções, Iconografia de Cinema e Moda, Comércio Eletrônico para a Moda, Gestão Estratégica para o Sistema da Moda, História dos Costumes e da Moda.
Além do setor, outras áreas também encontram ofertas de intercâmbio para artistas: música, artes cênicas, circo, artes visuais, cinema, animação, games, programação de softwares e aplicativos móveis, literatura, TV, rádio, mercado editorial, design, arquitetura, publicidade, gastronomia, gestão cultural, indústria de espetáculos, produção de eventos culturais, produção audiovisual, operação de equipamentos audiovisuais, roteiro, sonoplastia, figurino, cenotecnia, iluminação, luteria, edição gráfica e visual, restauração, artesanato, cultura popular e patrimônio, museu e memória e turismo cultural.
O edital também permite a participação em eventos e atividades promovidas por instituições brasileiras ou estrangeiras.
Marta apresentou ainda as Incubadoras Brasil Criativo. Nestes espaços de fomento, os empreendedores artísticos contam com assessorias de diversas áreas para expandir suas iniciativas. As incubadoras oferecem tudo que as pequenas empresas de moda precisam para crescer tais como consultorias na área de gestão, captação de recursos, assessoria jurídica, acesso a crédito. Já foram inaugurados 8 espaços como estes.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















