Cultura
Sanfoneiros se reúnem em Recife
Manifestação Cultural
O 17º Encontro de Sanfoneiros do Recife será encerrado nesta terça-feira (16), no Teatro de Santa Isabel, com apresentação de um dos homenageados desta edição, o mestre dos oito baixos Geraldo Correia.
Patrocinado pela Petrobras, o evento têm reunido diversos artistas nas apresentações, com o objetivo de divulgar a música regional e a sanfona. Entre os estilos que já passaram pela festa estão grupos de xaxado, bacamarteiros, violeiros e trios de forró pé de serra.
Nascido em Campina Grande (PB), Geraldo Correia toca sanfona de oito baixos, instrumento importante na memória musical nordestina e modelo de iniciação para grandes sanfoneiros, como Luiz Gonzaga. O artista paraibano gravou 14 discos na carreira e, além de Gonzaga, chegou a tocar com Jackson do Pandeiro e Dominguinhos.
A noite de encerramento terá ainda a participação dos sanfoneiros Ivison Santos, Luizinho Calixto, Truvinca, Mestre Camarão, Vinicius Soares Amorim, Beto Hortis, Johnanthan Malaquias e Mahatma Costa. A abertura será feita por vaqueiros e aboiadores encourados.
Esta edição do Encontro de Sanfoneiros homenageia também Pinto do Acordeon, Anselmo Alves, Edinho da Zabumba, Zé Ronaldo da Zabumba e os Bacamarteiros de Abreu e Lima.
Serviço:
17º Encontro de Sanfoneiros do Recife
Data: 16/12, 20h
Local: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, s/n, Santo Antônio)
Entrada gratuita
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















