Cultura
SP recebe encontro interestadual de gestão cultural
Fortalecimento da cultura
Na tarde desta quarta-feira (4), a ministra da Cultura interina, Ana Cristina Wanzeler, participou da abertura do Encontro Interestadual de Gestão Cultural: Estado e Organizações Sociais, em São Paulo, organizado pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (Secult/SP).
O evento conta com a participação de 373 entidades ligadas a gestão cultural, entre elas prefeituras, associações e gestores de todo o Brasil.
O evento foi aberto pelo Secretário da Cultura do Estado de São Paulo, Marcelo Araújo.
A ministra interina parabenizou a iniciativa da Secult/SP ao ressaltar a importância que estes eventos têm para a intensificação de parcerias entre entidades governamentais e a sociedade.
"O diálogo constante é indispensável para que essa relação avance e traga resultados no que diz respeito a temas como o acesso à cultura para todos, a reforma do estado e a ampliação da democracia participativa, entre tantos outros", afirmou Wanzeler.
Wanzeler lembrou a aprovação de leis e o desenvolvimento de mecanismos de políticas públicas para estimular, diversificar e fortalecer a produção cultural.
Ela citou como exemplo a lei aprovada em 2014 que institui a Política Nacional de Cultura Viva, reflexo do programa Cultura Viva, uma iniciativa com mais de dez anos de existência e que na próxima semana contará com uma série de atividades em Brasília.
O Sistema Nacional de Cultura (SNC), aprovado em novembro de 2012, também foi mencionado pela ministra como um elemento fundamental na gestão pública da cultura, tanto pela sua concepção, descentralizada e participativa, como por sua capacidade de promoção conjunta de políticas públicas de cultura.
"O programa nacional de formação de gestores, por exemplo, é um dos objetivos do Sistema Nacional de Cultura, ele tem contado com todo o apoio do Ministério da Cultura e tem estimulado as estruturas municipais a construírem seus planos de cultura, o que é estratégico para o seu sucesso", destacou Wanzeler.
A ministra também destacou a Política Nacional de Participação Social que busca regulamentar as relações entre o estado e as diferentes formas de participação social, assim como o uso de ferramentas tecnológicas, caso do Sistema Nacional de Informação e Indicadores Culturais (SNIIC), que oferece recursos de mapeamento, interpretação de dados e aumenta o controle social sobre o uso de recursos.
O encontro interestadual acontecerá até esta sexta-feira (5) e tem entre seus temas o modelo de parceria com organizações sociais e as conquistas e desafios da gestão cultural entre estado e organizações sociais.
Dele participam gestores culturais públicos federais, estaduais e municipais, dirigentes e conselheiros de organizações sociais, pesquisadores e especialistas, tanto do terceiro setor como da gestão cultural, entre outros.
Fonte:
Ministério da Cultura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















