Cultura
Biblioteca Nacional finaliza mapeamento de danos da fachada
PAC Cidades Históricas
A Biblioteca Nacional finaliza a etapa de mapeamento de danos de sua fachada, indispensável ao início das obras de recuperação.
O diagnóstico das fachadas do edifício sede da Biblioteca faz parte do conjunto do Projeto de Restauração das Fachadas do Edifício Sede da Biblioteca Nacional.
Este trabalho faz parte de um conjunto de ações apresentada pela Fundação Biblioteca Nacional ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a serem realizadas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento – o PAC Cidades Históricas.
No momento do desenvolvimento desta etapa, já existia uma documentação referente à etapa de identificação e reconhecimento do bem tombado (levantamento cadastral, técnicas construtivas, pesquisa histórica, etc). Este foi desenvolvido no período de outubro a dezembro de 2014.
Etapas do trabalho:
1.Mapeamento de danos:
Para realizar o serviço de levantamento dos problemas, foram utilizadas diferentes formas de aproximação ao bem tombado, adaptando às condições de acesso e à complexidade das informações encontradas.
O objeto foi subdivido em partes: fachadas, esquadrias, balaustradas em gnaisse, escadaria em gnaisse, balaustradas em mármore, postes, placas, portão, grades, rosetas e grupo escultórico do frontão.
O trabalho da equipe de alpinismo foi direcionado para inspeção de elementos em processo de desprendimento (por percussão) e os demais danos por inspeção visual (através de fotos por quadrantes), garantindo que toda a área de fachada tenha sido inspecionada, possibilitando um mapa com escala adequada.
2. Análise do Estado de Conservação
Para a análise do estado de conservação, foram considerados os aspectos do ambiente onde a edificação está inserida, suas características construtivas, o histórico de intervenções e os aspectos específicos das lesões identificadas e apresentadas graficamente pelo mapeamento de danos.
O objetivo foi estabelecer a sequência temporal do processo patológico para desenvolver o Projeto de Intervenção dentro de uma estratégia de reparação e, também, sempre que possível, prevenindo futuros danos.
3. Identificação dos principais problemas
Após a análise pontual de cada tipo de dano e seu processo, foram identificados os principais problemas que afetam as alvenarias, as argamassas, as esquadrias, os elementos pétreos e os elementos metálicos.
4. Conclusão
O diagnóstico está pautado, principalmente, na observação direta dos danos. Para elaboração do diagnóstico de um edifício, é preciso uma abordagem integral, entendendo a construção como um sistema, ou seja, um conjunto de elementos interconectados.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















