Cultura
Ibram conclui mais uma etapa da Pesquisa Anual de Museus
Mapeamento
Mais de mil instituições responderam a Pesquisa Anual de Museus (PAM) 2014. A iniciativa do Cadastro Nacional de Museus (CNM) busca traçar diagnóstico detalhado do setor de museus no Brasil. Nela há, por exemplo, informações sobre acessibilidade, acervo, orçamento, entre outras.
"Os dados coletados encontram-se agora em fase de avaliação pela equipe do CNM. Ainda neste semestre, será divulgado um boletim analítico com os resultados da pesquisa", explica Karla Uzêda, coordenadora de Produção e Análise da Informação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
A pesquisa é considerada um instrumento fundamental para o estabelecimento de metas e indicadores para o setor de museus no Brasil. Também permite acompanhar, desenvolver e monitorar políticas públicas.
Museus e público
O CNM lançará também, em 2 de fevereiro, pesquisa voltada aos museus do País para responder a seguinte pergunta: "Você sabe quantas pessoas visitam um museu?" O projeto "Museus & Público – Contagem" será um instrumento para os museus informarem seu quantitativo de visitação anual, de forma padronizada e organizada, por meio do Formulário de Visitação Anual (FVA).
"Mais do que servir como dado para confirmar o fluxo de visitação, a contagem de público pode, dependendo da técnica adotada, indicar as exposições de maior público, a necessidade de adequação dos serviços oferecidos ou a ampliação da ação educativa, por exemplo", reforça Karla Uzêda.
Os museus terão de 2 de fevereiro a 30 de abril de 2015 para colocarem seus dados de visitação no formulário, que ficará disponível on-line na página do Ibram.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















