Cultura
Programa Cinema do Brasil terá cinco longas no Festival de Berlim
Longas-metragens
Mais uma vez o Brasil ganha destaque na tradicional Berlinale. O festival alemão, que acontece de 5 a 15 de fevereiro em Berlim, selecionou seis longas-metragens brasileiros para suas seções oficiais.
Dos escolhidas, cinco foram produzidos ou são representadas por empresas associadas ao Programa Cinema do Brasil, que, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), realiza ações para ampliar a visibilidade e criar oportunidades para a participação da cinematografia brasileira no exterior.
Seções
O filme “Sangue Azul”, de Lírio Ferreira (Drama Filmes), abrirá a mostra Panorama, dedicada aos chamados “filmes de autor”. “Ausência”, de Chico Teixeira (Bossa Nova Films), e “Que Horas Ela Volta?”, de Anna Muylaert (Gullane), também fazem parte desta seleção.
Já na seção Fórum, dedicada a obras de experimentação, estão “Brasil S/A”, de Marcelo Pedroso (Simio Filmes) e “Beira Mar”, de Filipe Matzembacher e Marcio Reolon (Avante Filmes/ FiGa/Br). Além dos filmes citados, o Brasil estará presente em outras seções do Festival.
“Isso reflete a maturidade e qualidade da produção brasileira, além de nos encorajar a seguir com o trabalho do Cinema do Brasil em aproximar as produções e produtores brasileiros de importantes players internacionais” , afirma o Presidente do Programa Cinema do Brasil, André Sturm.
O Programa teve papel fundamental na carreira internacional dos filmes selecionados. “Sangue Azul” e “Ausência” fizeram parte do Boutique Cinema do Brasil, evento que convida relevantes profissionais de mercado internacional para assistir a filmes brasileiros em pós-produção. Já “Que Horas Ela Volta?” foi apresentado ainda em finalização na Carte Blanche do Festival de Locarno, que foi dedicada exclusivamente a produções brasileiras em 2014, por meio de uma parceria com o Cinema do Brasil.
Dos cinco filmes associados selecionados para o festival, quatro contarão com um apoio oferecido pelo Cinema do Brasil para a sua promoção durante o evento. Criado em 2013, o Prêmio de Apoio aos Agentes de Venda concede até US$ 40 mil aos agentes com filmes brasileiros em relevantes festivais internacionais como Berlim, Cannes , Locarno, Veneza e San Sebastián para investirem em divulgação e promoção dos filmes durante os eventos.
European Film Market (EFM)
Pelo 9º ano consecutivo, o Programa terá um estande no European Film Market para apoio logístico aos associados, divulgação de filmes brasileiros e ponto de encontro entre os profissionais do cinema nacional e possíveis parceiros. Lá, acontecerá o coquetel promovido pelo programa, no sábado (7) às 18h30, quando será feito o anúncio da abertura de inscrições para o 7º Prêmio de Apoio à Distribuição Internacional.
Idealizado e implantado pelo Cinema do Brasil desde 2009 para incentivar a circulação da cinematografia brasileira ao apoiar a divulgação de filmes brasileiros em seus lançamentos no exterior, o prêmio vem contemplando um número crescente de distribuidores internacionais que se mostram cada vez mais interessados nas produções brasileiras.
Para participar, as empresas que assinaram contratos de distribuição com produtoras brasileiras associadas ao Cinema do Brasil devem enviar seus planos de distribuição internacional ao Programa. Ao ser contemplada, a empresa, em contrapartida, deverá investir no mínimo o mesmo valor da quantia recebida por meio do Prêmio.
No EFM também acontecerá o Co-Production Market , em que 13 associados do Cinema do Brasil estão inscritos por intermédio do Programa para participar de estudos de casos, troca de informações, painéis sobre temas relacionados à coprodução, entre outras atividades de intercâmbio e networking.
O objetivo é a ampliação de oportunidades para parcerias internacionais. Além disso, o projeto “Até o Caminho”, de Davi Pretto - da associada Tokyo Filmes -, foi selecionado para participar do Talents Project Market, onde serão organizados encontros individuais de representantes dos projetos selecionados com coprodutores, financiadores, agentes de vendas internacionais, distribuidores, assim como representantes de canais de TV e fundos institucionais.
Cinema do Brasil
É um programa de promoção comercial do cinema brasileiro no mercado internacional. Idealizado pelo Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (SIAESP), tem como principal parceira a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que participa da elaboração das estratégias e sua operacionalização, além de oferecer suporte financeiro aos projetos.
O Cinema do Brasil conta também com o apoio institucional da Ancine. O objetivo do Cinema do Brasil é fortalecer e ampliar a participação do audiovisual brasileiro no mercado internacional, oferecendo às empresas associadas apoio logístico e estratégico para que possam realizar coproduções e abrir mercados para a distribuição da sua produção, valorizando assim a imagem da indústria cinematográfica nacional no exterior.
Fonte:
Agência Brasileira de Promoção e Exportação de Investimentos
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















