Cultura
Começa 10ª Mostra de Cinema de Ouro Preto (MG)
Audiovisual
A 10ª Mostra de Cinema de Ouro Preto (CineOP), evento com incentivo do governo federal, teve início nesta quinta (18) com destaque para os temas da preservação, história e educação do setor audiovisual. Até a próxima segunda-feira (22), serão exibidos 104 filmes – 83 curtas, seis médias e 15 longas-metragens – distribuídos em 33 sessões de cinema. O evento inclui homenagens a personalidades do audiovisual, oficinas, debates, seminário, exposições, lançamento de livros e atrações artísticas.
Sobre a proposta central do 10° CineOP, o secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Pola Ribeiro destaca que o festival é um espaço fundamental de debate sobre a memória audiovisual. "A preservação deve ser pensada a partir da criação das obras audiovisuais, tendo em mente o ciclo criação, produção, distribuição e preservação. Não se pode produzir sem preservar."
O secretário ressalta que "é preciso buscar soluções inovadoras, que unam a preservação ao acesso e à pesquisa, que fortaleçam a crítica e a recuperação de filmes nos estados. Nesse contexto, o CineOP precisa continuar trazendo à tona o debate da memória, história e educação – fundamentais para a qualificação do audiovisual brasileiro. Há uma discussão de estratégias de interesse nacional na questão da preservação e precisamos, mais do que nunca, dirigir nosso olhar e nossa atenção para esses pontos", enfatiza o secretário.
Na sexta-feira (19), a partir das 9h30, o secretário participa do debate inaugural do 10ª Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros e Encontros da Educação: VII Fórum da Rede Kino – Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual, no Centro de Artes e Convenções.
Abertura
A cerimônia de abertura oficial da Mostra, na noite desta quinta, acontece no Cine Vila Rica, onde haverá uma performance com a participação de artistas mineiros, para apresentar ao público o conceito do evento.
Serão prestadas homenagens ao ator Milton Gonçalves, figura central da temática histórica desta edição, que tem como foco O Negro em Movimento, à preservadora audiovisual Fernanda Coelho e à instituição Cineduc – Cinema e Educação, unindo as três vertentes que inspiram as edições anuais da mostra.
Após o debate, será realizado o seminário Acesso e acessibilidade nos contextos da preservação audiovisual – pesquisa histórica e educação, aberto ao público e aos participantes dos dois encontros.
Serviço:
10ª Mostra de Cinema de Ouro Preto (CineOP)
Data: 17 a 22 de junho
Local: Cine Vila Rica/Centro de Artes e Convenções – Ouro Preto/MG
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















