Cultura
Política cultural nas fronteiras é debatida no RS
Parceria
Uma série de propostas sobre uma política cultural para as fronteiras foi apresentada pelo ministro da Cultura, Juca Ferreira, em Jaguarão (RS), na divisa do Brasil com o Uruguai. O evento, uma roda de conversa chamada Diálogo da Fronteira, contou com as participações de artistas, gestores, produtores e fazedores de cultura locais.
A iniciativa prevê o lançamento de um edital específico para pontos de cultura nas fronteiras. A ministra da Educação e Cultura do Uruguai, Maria Julia Muñoz, participou do debate e fez parte da agenda que Juca Ferreira cumpriu em Jaguarão.
O ministro defendeu a construção, na fronteira, de um território de "amizade, parceria, vivência cultural e integração com países irmãos". O anúncio do lançamento do edital para pontos de cultura nas divisas, já em 2016, foi recebido com entusiasmo pelos participantes da roda de conversa.
"Pretendo construir uma política cultural para fronteira e Jaguarão é um ícone, um ponto de partida para isso", afirmou. "É preciso ser uma política que dê conta da diversidade presente nessas regiões e que, ao mesmo tempo, estimule a integração e as parcerias. Pensem no ministério como um parceiro para apoiar esse processo que vocês já vivem", destacou.
A proposta recebeu apoio da ministra da Educação e Cultura do Uruguai. "Vamos estar sempre atentos a fomentar a cultura de fronteira. Ela nos une. Nossos povos têm sonhos em comum", afirmou Maria Julia Muñoz.
Pontos de Cultura
Pontos de Cultura são entidades culturais ou coletivos culturais que, por desenvolver ações de impacto sociocultural em suas comunidades, são certificados pelo Ministério da Cultura, recebendo dele apoio institucional e financeiro. O Plano Nacional de Cultura (PNC) estabelece em seu Plano de Metas o fomento de 15 mil Pontos de Cultura até 2020.
Ferreira enfatizou que os Pontos de Cultura são "parte insubstituível" da Cultura Brasileira, presente em todo o País, desde a periferia às comunidades indígenas.
Fonte:
Portal Brasil com informações do Ministério da Cultura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















