Cultura
Praça da República em Corumbá (MS) será requalificada
PAC Cidades Históricas
A Praça da República, em Corumbá (MS), será requalificada com recursos do PAC Cidades Históricas. A assinatura da ordem de serviço foi realizada nesta terça-feira (2), por representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), da Prefeitura da cidade e da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico. A previsão é de que a obra conte com R$ 1,05 milhão e dure dez meses.
A obra será a primeira de 10 ações do PAC Cidades Históricas previstas para a cidade sul-mato-grossense. Localizada na área de entorno do tombamento federal, em uma área de quase seis mil metros quadrados, a praça, em formato retangular, foi construída em 1924.
O local foi uma fortificação militar, palco da última batalha da Guerra do Paraguai. Na ocasião, uma tropa brasileira vinda de Cuiabá, chefiada pelo tenente-coronel Antônio Maria Coelho, expulsou os invasores paraguaios, em 13 de junho de 1867.
PAC Cidades Históricas
O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), iniciado em 2007, é uma iniciativa do Governo Federal coordenada pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), que promoveu a retomada do planejamento e execução de grandes obras de infraestrutura social, urbana, logística e energética do País.
Em 2013, de forma até então inédita na história das políticas de preservação, o MP autorizou a criação de uma linha destinada exclusivamente aos sítios históricos urbanos protegidos pelo Iphan, dando origem ao PAC Cidades Históricas.
Coube ao Instituto a concepção do Programa, atualmente em fase de implementação em cooperação com diversos coexecutores, em especial municípios, universidades e outras instituições federais.
O PAC Cidades Históricas está sendo implantado em 44 cidades de 20 unidades da Federação. O investimento em obras de restauração é de R$ 1,6 bilhão, destinado a 425 obras de restauração de edifícios e espaços públicos.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















