Cultura
Contemplados pelo Ibermúsicas receberão até U$ 10 mil
Música
Criado para divulgar e impulsionar a produção musical do e no espaço ibero-americano, o Programa de Fomento das Músicas Ibero-americanas - Ibermúsicas está com inscrições abertas para nove concursos. Os interessados poderão se inscrever pelo site www.ibermusicas.org/pt/as-chamadas.
Os selecionados receberão até U$ 10 mil (dez mil dólares). As nove convocatórias lançadas contemplam ajudas de custo nas categorias: Mobilidade de Músicos, Ajudas aos Festivais e Encontros para a Mobilidade dos Músicos, Ajudas a Compositores para Residências Artísticas, Ajudas a Instituições para Residências Artísticas de Compositores e Ajudas a Residências Artísticas para a Criação Sonora com Novas Tecnologias no Centro Mexicano para a Música e as Artes Sonoras (C.M.M.A.S.).
Os eventos no exterior deverão estar programados para serem realizados entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2016.
Completam os editais o 2º Concurso Ibero-americano de Composição de Canção Popular Ibermúsicas, 1º Concurso Ibero-Americano de Composição para Orquestras de Cordas Ibermúsicas, 2º Concurso Ibero-Americano de Composição para Banda Sinfônica Ibermúsicas-Oaxaca e 2° Projeto Especial Ibermúsicas – Iberescena - Prêmio para uma obra conjunta de um texto dramático e de uma composição musical.
As inscrições têm diferentes datas de encerramento. Para a Ajuda à Mobilidade de Músicos, por exemplo, o prazo para se inscrever vai até 31 de agosto. Os proponentes ao Iberescena tem como prazo de inscrição 11 de dezembro de 2015. Os detalhes podem ser conferidos nos sites do Ministério da Cultura, Funarte e Ibermúsicas.
As principais diretrizes do programa são: ampliar a presença e a diversidade musical ibero-americana na própria região, expandir o mercado de trabalho para os músicos ibero-americanos e interconectar os agentes públicos e privados do campo da música, facilitando a troca de conhecimentos.
A verba do Ibermúsicas é oriunda de um fundo patrocinado pelos países integrantes. Compõem o programa atualmente Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, México, Paraguai, Peru e Uruguai e a Secretaria Geral Ibero-americana (SEGIB). O Brasil é representado no grupo pela Funarte (Fundação Nacional de Artes).

Fonte: Portal Brasil, Ministério da Cultura, Funarte e Ibermúsicas
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















