Cultura
Mato Grosso do Sul cria portal para contribuir com Pontos de Cultura
Plataforma on-line
A Rede de Pontos de Cultura de Mato Grosso do Sul criou um portal na internet, Rede MS Ponto a Ponto, que tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento de iniciativas culturais no estado.
No portal, é possível ter acesso a notícias, a editais e a eventos de interesse para os Pontos de Cultura da região. Cláudia de Medeiros, uma das idealizadoras do site, explica que, em 2012, quando era representante dos Pontos de Cultura do MS, notou que havia pouca comunicação entre eles. "Havia três convênios (federal, estadual e municipal) e não havia diálogo mais próximo entre os Pontos dos diferentes convênios", explica.
Além de maior comunicação, a iniciativa visa aumentar as possibilidades de sustentabilidade dos Pontos. No site, é possível, por exemplo, a comercialização da produção dos Pontos, sejam produtos, eventos ou serviços. "A ideia é criar um canal de diálogo positivo, informativo e que gere oportunidade de emprego para gestores do Ponto também", comenta Cláudia.
Pontos de Cultura
O Projeto conta com iniciativas desenvolvidas pela sociedade civil que, após seleção por edital público, firmam convênio com as secretarias de cultura dos estados e o Ministério da Cultura, e tornam-se responsáveis por articular e impulsionar ações que já existem nas comunidades.
O Ponto de Cultura não tem modelo único de instalações físicas, de programação ou atividade. É uma iniciativa que impulsiona a realização de ações envolvendo Arte, Educação, Cidadania, Cultura e Economia Solidária.
Criados a partir de iniciativas organizadas pelas comunidades, as iniciativas são estimulados a formularem propostas voltadas, principalmente, para a produção, formação cultural e geração de renda por meio da cultura.
Cada Ponto de Cultura deve agregar atividades realizadas por outros atores sociais e parceiros públicos ou privados. A gestão deve sempre ser compartilhada entre poder público e a comunidade.
Fonte:
Ministério da Cultura, com informações do Governo da Bahia.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















