Cultura
Alto índice de homicídios de jovens negros é tema de evento
Anistia Internacional
Entre os dias 22 de setembro e 22 de outubro, São Paulo recebe o evento Setembro Verde: Jovem Negro Vivo. No Espaço Cultural Matilha – rua Rego Freitas 542 –, serão realizados exposições, debates e exibição de filmes. A programação é gratuita. O objetivo é chamar a atenção para o alto índice de homicídios de jovens afrodescendentes no Brasil.
Organizadora do evento, a Anistia Internacional destaca que, segundo dados do Mapa da Violência 2012, dos 56 mil assassinatos registrados no País, 30 mil são de jovens entre 15 e 29 anos. Destes, 77% são negros.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, o número de pessoas mortas por policiais em serviço no estado aumentou 105% entre 2013 e 2014, saltando de 346 para 708 óbitos. No primeiro semestre de 2015, foram 358 pessoas mortas pela polícia, um aumento de 9,8% comparado ao mesmo período de 2014.
A Anistia Internacional lançou no início de agosto uma pesquisa sobre homicídios cometidos pela Polícia Militar, em especial no Rio de Janeiro. Nos últimos cinco anos, homicídios decorrentes de intervenção policial corresponderam em média a 16% do total de assassinatos na capital fluminense.
Para a coordenadora da campanha Jovem Negro Vivo, Rebeca Lerer, o objetivo é tornar esses dados mais acessíveis, com uma linguagem multimídia, mais próxima da juventude, como infográficos, grafite, fotos, cinema, debates e intervenções. “A sensibilização da sociedade sobre esse tema é o primeiro passo para a gente conseguir reduzir esses índices e a banalização dessas mortes”, afirmou.
A programação (confira aqui) contará com a participação de representantes de movimentos sociais para debater temas como violência urbana, guerra às drogas, criminalização da juventude, militarização da segurança pública, entre outros.
Fonte: Portal Brasil, com informações da Agência Brasil e da Anistia Internacional
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















