Cultura
Apresentações artísticas acompanham tocha por cinco Estados
Jogos Olímpicos
A passagem da tocha olímpica por 23 cidades nesta semana será mais do que um evento esportivo. Com a assinatura de 18 convênios com os governos locais, o Ministério da Cultura vai dar suporte ao revezamento.
O trajeto passa por pontos turísticos e históricos de cada região e será acompanhado de shows e apresentações artísticas nos Estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Tocantins e Maranhão. Nessas três últimas, as atrações já estão programadas.
Piauí
Em Teresina, entre as atrações que acompanham a passagem da tocha estão grupos folclóricos, quadrilhas juninas, apresentações de bandas, de grupos afros e de dança folclórica popular brasileira, entre elas o bumba-meu-boi.
O fogo olímpico também cruza a cidade de Oeiras, a mais antiga do Estado, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e por Pirarucura, onde há o Centro Histórico da cidade, que guarda remanescentes urbanos do início da ocupação de seu território, no século XVII.
Tocantins
Já em Palmas vai ocorrer o Festival Cultural da Tocha Olímpica, que terá apresentações de quadrilhas juninas e bandas.
Maranhão
Em São Luís, capital situada em uma ilha, o destaque é para o centro histórico da cidade, que preserva o estilo colonial português adaptado às condições climáticas da América do Sul e, por isso, também foi tombado pelo Iphan. Durante o período da passagem da tocha, também estarão ocorrendo apresentações do bumba-meu-boi, reconhecido como patrimônio histórico nacional.
Roteiro da tocha
Teresina (PI) – dia 10 de junho
Palmas (TO) – dia 11 de junho
São Luís (MA) – dia 12 de junho
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Cultura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















