Defesa e Segurança
Cúpula do Exército se reúne para definir ocupação interna do Complexo do Alemão
O Comando Militar do Leste se reuniu, nesta terça-feira (9), para escolher o comandante das forças de paz, que ficarão responsáveis pela nova missão de ocupação interna do Complexo do Alemão, na Penha, zona norte do Rio de Janeiro. O relações públicas do Exército, major Fábio Lima de Carvalho, afirmou também que, desde segunda-feira (6), os militares realizam um levantamento do terreno para definir o prazo e o efetivo necessário para a operação. Para a nova fase de trabalho, o Exército ficará responsável por patrulhar a área interna da comunidade, além do cerco ao conjunto de favelas.
De acordo com Lima de Carvalho, desde sábado (4), quando o ministro da Defesa, Nelson Jobim, emitiu a nova diretriz, ficou decidido que o primeiro passo é definir o nome do comandante da força de paz, que irá atuar na segunda fase de ocupação da comunidade. Segundo ele, existe uma expectativa de que o general Fernando José Lavaquial Sardenberg, da Brigada de Infantaria Paraquedista, seja nomeado, mas a confirmação só será dada na tarde desta terça-feira.
O major afirma que, desde segunda-feira (6), os militares realizaram várias operações de reconhecimento do local para concluir o planejamento da ocupação. “Houve reconhecimento por helicóptero, algumas de nossas equipes entraram no complexo para verificar as condições das estradas, todas as vias de acesso”, contou.
Ele afirma que o número de homens deve aumentar nessa nova etapa. O efetivo, entretanto, só será divulgado com o término da fase de planejamento. Desde a entrada do Exército na operação do Complexo do Alemão, com o emprego de 800 soldados com experiência de atuação no Haiti, dez blindados estão sendo utilizados no cerco à comunidade.
A Marinha divulgou, em nota, que os veículos blindados e o efetivo dos fuzileiros navais, usados pela Polícia Militar na operação de ocupação das favelas do Alemão, foram recolhidos para as bases desde segunda-feira (6). A Marinha ressaltou, entretanto, “que estes meios permanecerão em condição de pronto emprego”.
Fonte:
Agência Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil






