Geral
Comunidades do Engenho Novo recebem Unidade de Polícia Pacificadora
Comunidades do complexo do Engenho Novo, na zona norte do Rio de Janeiro, recebem nesta segunda-feira (31) uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). A 14ª UPP será instalada provisoriamente na Rua Conselheiro Jobim, na Praça da Associação, no Morro São João, e vai atender também as comunidades da Matriz e Quieto, onde vivem cerca de 6 mil pessoas.
A unidade, que vai contar com um efetivo de 200 policiais militares, sendo 35 mulheres, será comandada pelo capitão Bruno Xavier, de 31 anos. O oficial, que trabalha há 11 anos na corporação, já foi subcomandante do Grupamento de Policiamento em Estádios (Gepe) e atuou nos Batalhões da Tijuca (6ºBPM) e de Rocha Miranda (9ºBPM), ambos na zona norte da cidade.
Nascido e criado nas proximidades da comunidade, o capitão retorna ao local onde viveu por cerca de 20 anos com o objetivo de reduzir os índices de delitos praticados nos arredores das favelas, principalmente roubo de carros e assalto a pedestres.
As favelas do Engenho Novo já estavam em processo de pacificação, quando as áreas dominadas por grupos armados ilegais começaram a ser ocupadas por militares, comandados pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope). Depois de algumas semanas de buscas por armas, drogas e criminosos, a comunidade então recebe uma UPP.
Atualmente, os complexos da Penha e do Alemão, também na zona norte do Rio, estão em processo de pacificação.
Fonte:
Agência Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil






