Defesa e Segurança
Brasil está maduro para salto qualitativo em defesa nacional, afirma Jobim
Ao participar da abertura da maior feira de tecnologia de defesa e segurança da América Latina — LAAD 2011 —, na manhã desta terça-feira (12), no Riocentro, Rio de Janeiro, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou que o País está maduro para dar um “salto qualitativo” no que se refere à execução do plano da defesa nacional.
Acompanhado do presidente da República em exercício, Michel Temer, o ministro comentou sobre a Estratégia Nacional de Defesa e a aprovação, pelo Congresso Nacional, do arcabouço legal que reforçou o papel do Ministério da Defesa. Apesar da relevância dessas ações, disse Jobim , muito ainda precisa ser feito. “Precisamos recuperar décadas de atraso”, afirmou.
Em nome da presidenta Dilma Rousseff, que realiza viagem oficial à China durante esta semana, Michel Temer, destacou a imagem do Brasil na comunidade internacional. “Hoje o Brasil é olhado por todos os países estrangeiros com grande respeito, com grande interesse nas nossas questões internas, na nossa produção.”
Segundo Temer, em apenas dois anos o número de expositores dobrou e conta com destaque de países da América do Sul, da África e da Ásia, o que, para ele, demonstra a importância da defesa para os países. “Embora aqui se esteja tratando de aparelhagem, armamento bélico, etc, é interessante como isso colabora para a paz. Em primeiro lugar porque, na verdade, ela faz uma integração, não só do setor público como com o setor privado, como faz a integração dos vários países interessados nessa matéria”.
Laad
A LAAD 2011 – Latin America Aerospace & Defence segue até a próxima sexta-feira (15). Participam do evento mpresas brasileiras e internacionais especializadas no fornecimento de equipamentos e serviços para as três Forças Armadas, bem como polícias, forças especiais e serviços de segurança.
Entre os empresários estão desenvolvedores de tecnologia de ponta em equipamentos, sistemas, dispositivos de proteção, simuladores, aeronaves, veículos e embarcações militares.
Na edição deste ano, foram confirmados 600 expositores dos mais diversos setores de defesa, além de 55 delegações de 53 países. A estimativa dos organizadores é que mais de 24 mil pessoas visitem os pavilhões da feira.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil






