Defesa e Segurança
Comemoração do Dia do Exército ressalta ações de cunho social
A presidenta Dilma Rousseff participou nesta terça-feira (19) da solenidade comemorativa do Dia do Exército e de imposição da comenda da Ordem do Mérito Militar, em Brasília (DF). Em seu discurso, a presidenta ressaltou a missão do Exército Brasileiro em ações de cunho social.
O texto frisou o “valor inestimável” das ações sociais do Exército, “levando serviços de saúde a populações carentes, prestando socorro em situações de calamidade, apoiando os trabalhos da Justiça Eleitoral, participando de projetos de instalação de infraestrutura física ou, em caráter emergencial, garantindo a lei e a ordem”.
Segundo Dilma, as tropas da Força Terrestre, em permanente prontidão, são garantia indispensável da segurança do País. Além disso, lembrou a presidenta, em um país como o Brasil, de vocação pacífica e democrática, o Exército desempenha ‘tarefas da maior importância’, como o comando da Missão para Estabilização do Haiti. “Nosso Exército é respeitado dentro e fora do País. Reconhecido pelas conquistas de nossos pracinhas em solo europeu, durante a Segunda Guerra Mundial, e pela participação em missões de paz da Organização das Nações Unidas em todo o mundo.”
Dilma Rousseff afirmou ainda que a sociedade brasileira tem plena confiança na eficiência dos integrantes da Força Terrestre, lembrando os valores que lhes são próprios, como patriotismo, profissionalismo e dedicação, fazendo “dessa instituição uma fonte permanente de orgulho para o País”.
Medalha
Durante a cerimônia, foram condecorados com a Ordem do Mérito Militar personalidades e autoridades civis e militares, nacionais e estrangeiras que prestaram relevantes serviços ao Exército, além de organizações militares e instituições civis “que se tenham tornado credoras de homenagem especial do Exército Brasileiro”. A Ordem do Mérito Militar é considerada a mais elevada distinção honrosa do Exército Brasileiro.
No ano em que o Exército Brasileiro comemora 363 anos, a presidenta Dilma foi agraciada, no último dia 5, com a insígnia de Grã-Mestra da Ordem do Mérito da Defesa, e, ao ser empossada como presidenta da República, recebeu a Grã-Cruz, que é considerada o mais elevado grau das condecorações de todas as ordens.
Fonte:
Blog do Planalto
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil






