Defesa e Segurança
FAB diz que nuvem de cinza vulcânica deve se dissipar para o Oceano Atlântico
O Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) da Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou nesta sexta-feira (10) que as nuvens de cinza vulcânica que atingem as regiões de Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC) e Curitiba (PR) devem se dissipar para o Oceano Atlântico “se mantidas as atuais condições meteorológicas”.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirma essa possibilidade devido ao fluxo dos ventos. “O vento que atinge a região Sul, vindo da região das Cordilheiras dos Andes está se deslocando para o oceano e as cinzas seguem com os ventos”, explicou o meteorologista do Inmet, Flavio Varone.
No início da tarde desta sexta-feira (10), a FAB informou que a nuvem de cinzas provocada pela erupção do vulcão chileno Puyehue se dissipou e está concentrada apenas no estado do Rio Grande do Sul.
No início do dia, a nuvem chegou a comprometer voos e decolagens de aeroportos também em Santa Catarina e no Paraná. A velocidade média de deslocamento da nuvem registrada durante a madrugada de hoje era 80 quilômetros por hora.
Fonte:
Agência Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil






