Defesa e Segurança
Comunidade dos países de língua portuguesa debate as políticas de segurança de cada país
Os ministros da Defesa de oito países de língua portuguesa, entre eles o Brasil, participam nesta segunda (28) e terça-feira (29), na Ilha do Sal, em Cabo Verde, da 13ª Reunião de ministros da Defesa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
No encontro, Celso Amorim e seus colegas na CPLP vão debater a atual crise econômico-financeira mundial e a situação política de segurança e defesa de cada país. A reunião tem como pano de fundo a ideia de que as novas ameaças são interdependentes e exigem respostas regionais e globais.
Além do intercâmbio de impressões sobre o panorama internacional do setor de defesa e o exame de ações de interesse multilateral, o encontro pretende verificar o quanto caminharam algumas das recomendações acordadas na última reunião, realizada há um ano, em Brasília.
O evento é antecedido por um encontro preparatório em que participam os diretores gerais de Política de Defesa Nacional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Realizada anualmente desde 1998, a Reunião de Ministros da Defesa da CPLP tem o intuito de harmonizar e desenvolver uma cooperação mais forte na área da defesa entre Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, a Reunião de Ministros da Defesa da CPLP acontece anualmente.
Esta é a terceira vez que Cabo Verde recebe o evento. Dos oito países membros, apenas o Timor Leste não terá seu ministro no encontro. O titular da Defesa do país asiático será representado pelo secretário de Estado.
Fonte:
Ministério da Defesa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil






