Defesa e Segurança
Policiais recebem treinamento antibomba como prevenção para jogos mundiais
Policiais militares, civis e do Departamento de Polícia Técnica da Bahia estão participando do curso “Jornadas Técnicas Sobre Explosivos”, ministrado por integrantes do Corpo Nacional de Polícia da Espanha. Promovido pela Secretaria da Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP), a partir de uma parceria com o governo espanhol, o treinamento tem como base noções gerais sobre explosivos, capacidade de prevenção, tomada de decisões e capacitação técnica.
Dividido em parte teórica e prática, o curso, que começou na segunda-feira (21), se estenderá até o dia 4 de dezembro e terá como participantes oficiais da Polícia Militar, delegados, investigadores e praças, todos componentes de unidades especializadas, que já lidam diariamente com situações envolvendo artefatos explosivos, ou em setores de fiscalização de produtos controlados.
Preparação
Criado em 1975, o curso de formação em Técnico Especialista em Desativação de Artefatos Explosivos, conhecido pela sigla espanhola Tedax, trabalha com duas vertentes: prevenção e medidas a serem adotadas em situações de risco.
“Adquirimos experiência devido aos ataques do grupo ‘Pátria Basca e Liberdade’, o ETA, e das ameaças de atentados químicos com a bactéria Anthrax, após os ataques de 11 de setembro de 2000, em Nova York”, explicou o inspetor Jorge Matías Morato Arnanz, integrante da polícia espanhola e técnico em explosivos.
Ele ressaltou que, nos próximos cinco anos, o Brasil estará no foco das atenções devido à realização dos Jogos Mundiais da Juventude (2013), Copa das Confederações (2013), Copa do Mundo (2014) e Olimpíadas do Rio de Janeiro (2016). “E, mesmo não tendo sido vítima de atentados terroristas na sua história nem descoberto qualquer tipo de supostos ataques programados para esses períodos, é necessário se preparar”.
Fonte:
Portal da Copa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil






