Você está aqui: Página Inicial > Defesa e Segurança > 2012 > 04 > Marinha é responsável pelo policiamento da costa brasileira

Defesa e Segurança

Marinha é responsável pelo policiamento da costa brasileira

Força naval

Entidade também tem como missão garantir os poderes constitucionais e proteger os interesses nacionais
por Portal Brasil publicado: 29/04/2012 11h17 última modificação: 28/07/2014 16h32

A Marinha é uma das três Forças Armadas do Brasil. Ao lado do Exército e da Força Aérea, detém a missão de zelar pela segurança do País, valendo-se do poder naval (o poder bélico da Marinha).

Além de contribuir para a defesa, a Marinha também tem como missão garantir os poderes constitucionais, proteger os interesses nacionais e atuar em ações sob a égide de organismos internacionais ou em missões de apoio à política externa brasileira.

A Marinha também é responsável pelo policiamento da costa brasileira e das águas interiores, bem como por fiscalizar e orientar a Marinha Mercante.

É a mais antiga entre as três Forças Armadas. Sua origem remonta à Marinha portuguesa. Em 1736 foi criada a Secretaria D’Estado dos Negócios da Marinha pelo rei de Portugal, reorganizada por D. João VI quando da sua chegada ao Brasil com o nome de Ministério da Marinha e Domínios Ultramarinos.

Ao longo de toda a história do Brasil, a Marinha desempenha um papel importante na defesa da integridade do território nacional e na proteção contra invasões.

O Comando da Marinha é o responsável pela Marinha do Brasil. O órgão, diretamente subordinado ao Ministro da Defesa, existe desde 1999, quando foi extinto o Ministério da Marinha. É comandado por um almirante-de-esquadra, nomeado pelo presidente da República.

Desde 1980, é permitido o ingresso de mulheres na Marinha para o cumprimento de funções administrativas nas áreas de medicina, apoio à saúde, engenharia, arquitetura, construção civil, pedagogia, contabilidade, administração, direito, história, comunicação social, museologia, biblioteconomia, informática, economia, serviço social, psicologia, entre outras.

Fonte:
Marinha do Brasil

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil