Cidadania e Justiça
Índices de violência diminuem em Alagoas
O Programa Brasil Mais Seguro, implementado em 26 de junho nos municípios de Maceió e Arapiraca, em Alagoas, já registra quedas significativas da violência no mês de julho.
O programa é um pacto pela redução de crimes violentos que prevê: o enfrentamento ao crime organizado; ações estruturantes na área de perícia e justiça criminal; implantação da polícia de proximidade com repressão qualificada, incluindo o monitoramento; e a ocupação de áreas onde são registrados os maiores índices de crimes violentos; além da campanha de desarmamento e de cultura de paz.
No município de Maceió, depois do início do Brasil Mais Seguro, houve queda de 39,72% no conjunto de crimes violentos com morte. Outro resultado importante diz respeito ao esclarecimento dos assassinatos em Maceió. Dos 42 inquéritos instaurados, 35 tiveram autores dos crimes identificados, um índice de 83%.
Programa Brasil Mais Seguro
O programa integra o Plano Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, que realiza ações voltadas para o fortalecimento das fronteiras, o enfrentamento às drogas, o combate às organizações criminosas, a melhoria do sistema prisional, a segurança pública para grandes eventos, a criação do Sistema Nacional de Informação em Segurança Pública e a redução da criminalidade violenta.
O Programa de Redução da Criminalidade Violenta, chamado Brasil Mais Seguro, tem como objetivo induzir e promover a atuação qualificada e eficiente dos órgãos de segurança pública e do sistema de justiça criminal, focado na qualificação dos procedimentos investigativos e na maior cooperação e articulação entre as Instituições de Segurança Pública e o Sistema de Justiça Criminal (Poder Judiciário e Ministério Público).
O Brasil Mais Seguro prevê três eixos de atuação: a melhoria da investigação das mortes violentas; o fortalecimento do policiamento ostensivo e de proximidade (comunitário); e o controle de armas.
Leia mais:
Governo lança Programa Brasil Mais Seguro
Governo lança campanha de prevenção ao uso do crack
Governo libera recursos para sistema de videomonitoramento em municípios
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil







