Defesa e Segurança
Tropas federais vão garantir a segurança das eleições em municípios
Cerca de 138 milhões de pessoas votam nessas eleições e a preocupação da Justiça Eleitoral é com a segurança dos eleitores e da população
Para garantir a segurança nas eleições, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE)se reuniu com secretários de Segurança dos estados para discutir as medidas adotadas do dia 7 de outubro. Este ano, o órgão recebeu
mais de 474 solicitações de envio da Força Nacional de Segurança aos municípios, 30% a mais do que em 2008.
De acordo com a presidenta do TSE, Carmem Lúcia, já foi autorizada o envio de tropas federais para 103 municípios em oito estados brasileiros (Amazonas, Amapá, Alagoas, Maranhão, Pará, Paraíba, Tocantins e Sergipe). Ao todo, o órgão examinou 25 pedidos feitos pelos TREs, mas ainda falta julgar algumas solicitações.
Cármen Lúcia lembrou que a meta é garantir aos eleitores segurança para que possam fazer suas escolhas para prefeito e vereador tanto no primeiro turno das eleições, no próximo dia 7, quanto no segundo, dia 28. “Respeitando a autonomia dos estados e das entidades locais, pretendemos fazer com que cada cidadão se sinta seguro para ir às ruas, às praças, para se manifestar livremente. Esse é um papel dos estados, das secretarias de Segurança, dos comandos de polícia”.
A presidenta também falou que, além dos servidores e membros da Justiça Eleitoral, há, por exemplo, o trabalho dos mesários e a atuação dos agentes de segurança em todas esferas. “É preciso que a sociedade saiba que há um exército de pessoas comprometidas com a realização das eleições”, disse.
Reforço federal nos estados
Até o momento, o TSE aprovou o envio de tropas federais para 26 municípios do Maranhão e uma cidade de Sergipe. As tropas federais também farão a segurança em Alagoas, Amapá e Amazonas.
“Muita gente circulará com o mesmo objetivo. Temos que garantir o resultado seguro horas depois”, afirmou. “Todos nós temos o mesmo objetivo votar e voltar para a casa em paz”, concluiu Carmem Lúcia.
Leia mais:
Mais de 14 mil presos provisórios e jovens infratores votam em outubro
Confira o procedimento para usar a urna biométrica
Cresce número de eleitores com idade entre 16 e 17 anos
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil







