Você está aqui: Página Inicial > Defesa e Segurança > 2013 > 01 > Novas regras para motociclistas começam a valer a partir de 2 de fevereiro

Defesa e Segurança

Novas regras para motociclistas começam a valer a partir de 2 de fevereiro

por Portal Brasil publicado: 21/01/2013 17h37 última modificação: 30/07/2014 00h30
Divulgação Motoboys que não passarem por curso de capacitação poderão ser multados

Motoboys que não passarem por curso de capacitação poderão ser multados

As determinações fazem parte de norma do Conselho Nacional de Trânsito e tem o objetivo de melhorar a segurança dos motociclistas profissionais

 

A partir do dia 2 de fevereiro, os motoboys - motociclistas que usam o veículo para trabalhar com entregas - que não tiverem passado por curso de capacitação, não usarem colete com faixas reflexivas e nem trafegarem usando antena corta-pipa e protetor de pernas poderão ser multados pela fiscalização do trânsito. A resolução é válida para todo o País.

As determinações fazem parte de norma do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e tem o objetivo de melhorar a segurança dos motociclistas profissionais. As normas valem também para os mototaxistas.

De acordo com dados do Sindicato dos Mensageiros, Motociclistas, Ciclistas e Mototaxistas do Estado de São Paulo (Sindmoto-SP), em todo o estado existem 500 mil motoboys. Na cidade de São Paulo, são de 200 mil a 220 mil. Desses, somente 7% - o que equivale a 15 mil trabalhadores - já estão regulamentados desde que a lei foi sancionada.

 

Curso

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) explicou que os departamentos estaduais de trânsito em todo o País são responsáveis pelo credenciamento das instituições privadas que oferecem o curso obrigatório.

O ano passado, segundo o Detran-SP, o governo do estado ofereceu 20 mil vagas gratuitas para o curso e ainda existem 1.400 vagas remanescentes. O curso é oferecido no estado por 24 unidades do Sest/Senat, credenciadas pelo Detran e por 17 Centros de Formação de Condutores (CFCs).

A carga horário do curso é de 30 horas, sendo 25 de aulas teóricas e 5 de atividades práticas. São ministradas aulas sobre ética, cidadania, segurança, saúde, transporte de cargas e risco sobre duas rodas, entre outros.

Segundo a CET, o órgão já ministrou aulas de capacitação para mais de 800 profissionais de motofrete. Até o último 8 de janeiro, 883 alunos já foram atendidos e aprovados no curso. Até julho deste ano, estão inscritos 756 interessados. O curso é credenciado pelo Detran-SP e é gratuito.

 

Fiscalização

A partir do dia 2 de fevereiro, a Polícia Militar iniciará a fiscalização e o motociclista que não cumprir as regras estará sujeito às penalidades e às medidas administrativas previstas nos Código de Trânsito Brasileiro (CTB) - que pode chegar à multa no valor de R$ 191,54, apreensão da motocicleta e até a suspensão da CNH, dependendo da infração cometida.

 

 

Fonte:
Agência Brasil 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Últimos vídeos

Salvamento aquático e mergulho de resgate
Grupamento de Busca e Salvamento do Distrito Federal revela amor à profissão e ao dever de salvar vidas.
Profissão gratificante
Papel do Corpo de Bombeiros na sociedade é motivo de orgulho para membros da corporação.
A criação do Corpo de Bombeiros
Coordenador do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, major Nilo fala de advento da corporação.
Grupamento de Busca e Salvamento do Distrito Federal revela amor à profissão e ao dever de salvar vidas.
Salvamento aquático e mergulho de resgate
Papel do Corpo de Bombeiros na sociedade é motivo de orgulho para membros da corporação.
Profissão gratificante
Coordenador do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, major Nilo fala de advento da corporação.
A criação do Corpo de Bombeiros

Governo digital