Você está aqui: Página Inicial > Defesa e Segurança > 2013 > 09 > Integrantes do Sinamob acompanham atuação das Forças Armadas

Defesa e Segurança

Integrantes do Sinamob acompanham atuação das Forças Armadas

Operação Laçador

Visita foi organizada pela Chefia de Logística (Chelog) do Ministério da Defesa
por Portal Brasil publicado: 30/09/2013 16h07 última modificação: 30/07/2014 00h31
Exibir carrossel de imagens Ten Nadalon / CIBld Exposição de blindados no Centro de Instrução de Blindados

Exposição de blindados no Centro de Instrução de Blindados

Integrantes do Sistema Nacional de Mobilização (Sinamob) acompanharam as atividades da Operação Laçador 2013, treinamento militar coordenado pelo Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) no sul do país. A visita foi organizada pela Chefia de Logística (Chelog) do Ministério da Defesa.

Durante a operação, os representantes do Sinamob conheceram a atuação das Forças Armadas no planejamento e execução de operações conjuntas. A comitiva foi recepcionada no quartel do 1° Regimento de Carros de Combate/Centro de Instrução de Blindados (1° RCC/CIBld). Lá, assistiram a exposições conduzidas pelos comandantes da 3ª Divisão de Exército, general Geraldo Antonio Miotto, e do Centro de Instrução, tenente-coronel Marcelo Carvalho Ribeiro.

Em seguida, a comitiva deslocou-se para a sede do Campo de Instrução de Santa Maria, onde conheceu as dependências do Núcleo do Centro de Adestramento e Avaliação-Sul e o Centro de Treinamento de Combate-Sul.

A programação encerrou com uma visita às instalações e equipamentos existentes no Posto de Comando da 3ª Divisão de Exército, montado para coordenar e controlar as ações planejadas pela “Divisão Encouraçada”, durante as atividades da Operação Laçador/2013.

O titular da Chelog, general Adriano Pereira Júnior, acompanhou os trabalhos.

Sinamob

Criado pela Lei nº 11.631, de 2007, o Sistema Nacional de Mobilização constitui o conjunto de órgãos que atuam no planejamento e realização de todas as fases da mobilização e desmobilização nacional, nas áreas política, econômica, social, comunicação social, de segurança e inteligência, de defesa civil, científico-tecnológica e militar. 

Além do Ministério da Defesa, encabeçam a estrutura os ministérios da Justiça; das Relações Exteriores; do Planejamento, Orçamento e Gestão; da Fazenda; da Ciência, Tecnologia e Inovação; da Integração Nacional; o Gabinete de Segurança Institucional; a Casa Civil e a Secretaria de Comunicação da Presidência da República. 

Para acompanhar a Operação Laçador, também foram convidados representantes dos ministérios dos Transportes; das Minas e Energia; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; das Comunicações; da Saúde; a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República; Secretaria de Aviação Civil; Petrobras; a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis; o Operador Nacional do Sistema Elétrico e o Departamento Nacional de Transportes, além dos comandos da Marinha e do Exército. Estes órgãos participam este ano do 1º Exercício Nacional de Mobilização.

Fonte:
Ministério da Defesa 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Últimos vídeos

Salvamento aquático e mergulho de resgate
Grupamento de Busca e Salvamento do Distrito Federal revela amor à profissão e ao dever de salvar vidas.
Profissão gratificante
Papel do Corpo de Bombeiros na sociedade é motivo de orgulho para membros da corporação.
A criação do Corpo de Bombeiros
Coordenador do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, major Nilo fala de advento da corporação.
Grupamento de Busca e Salvamento do Distrito Federal revela amor à profissão e ao dever de salvar vidas.
Salvamento aquático e mergulho de resgate
Papel do Corpo de Bombeiros na sociedade é motivo de orgulho para membros da corporação.
Profissão gratificante
Coordenador do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, major Nilo fala de advento da corporação.
A criação do Corpo de Bombeiros

Governo digital