Você está aqui: Página Inicial > Defesa e Segurança > 2013 > 10 > Sábado Aéreo em Brasília atrai mais de 35 mil pessoas

Defesa e Segurança

Sábado Aéreo em Brasília atrai mais de 35 mil pessoas

Mês da Asa

No evento que faz parte das comemorações do Mês da Asa, as crianças mais uma vez dominaram e tiveram atividades recreativas preparadas só para elas
por publicado: 07/10/2013 15h41 última modificação: 30/07/2014 00h39

Mais de 35 mil pessoas compareceram ao Portões Abertos da Base Aérea de Brasília (BABR), realizado no último sábado (05). A população pode ver demonstrações de acrobacias aéreas, paraquedismo, exposição de aeronaves e carros antigos, apresentações musicais, participar de ações sociais, entre outras atrações que reúnem toda a família. No evento que faz parte das comemorações do Mês da Asa, as crianças mais uma vez dominaram e tiveram atividades recreativas preparadas só para elas.

No espaço destinado ao público infantil, Pedro Henrique Beloni de cinco anos coloria os desenhos de aviões, enquanto seus pais faziam a dobradura da aeronave VANT. Quando perguntado sobre o quer ser quando crescer, responde sem medo, “Quero ser piloto”. Os pais do menino, Danielle de Cássia Beloni e Rivaldo Cadete Beloni, contam que essa é a segunda vez da família no evento e que o filho estava ansioso pelo momento. “O Pedro já acordou perguntando se era hoje que iria ver os aviões”.

E pensando em despertar vocações e divertir a garotada, o Projeto Kero Voar marcou presença no Sábado Aéreo com 14 réplicas de aeronaves, onde as crianças podiam entrar e passear pela base aérea. O idealizador da iniciativa, Coronel da reserva Ademir Massuia, conta a importância de oferecer às crianças o contato com os pequenos aviões. “Certamente uma geração de pilotos, comandantes, gente ligada à aviação está tendo seu primeiro momento aqui, no aviãozinho”, explica.

Mas não só as crianças curtiram, os adultos também aproveitaram. Aos 79 anos, Luiz Fernando Sieczkowski assistiu atento aos rasantes do Caça F-2000. O tenente da reserva do Exército, vindo de Rezende (RJ), diz ser a primeira vez que viu o caça voando tão de perto. “Onde eu moro a gente só vê de longe”, diz o militar que ainda queria ver as aeronaves presidenciais: o Airbus 319 e o Embraer 190, em exposição no evento.

A população pode ver aeronaves civis e militares, entre elas o P-3 Orion - de patrulha marítima - chamado de “guardião do pré-sal” e Super Tucano, novo avião da Esquadrilha da Fumaça. Houve demonstração de resgate e salvamento com o helicóptero H-34. O avião C-130 Hércules foi o mais visitado, o público formou fila para conhecer o interior da aeronave utilizada para lançamento de paraquedistas e transporte de tropas e cargas.

O Sábado Aéreo proporcionou também ações sociais com a Esquadrilha da Saúde, através atendimento odontológico para crianças e adultos. E quem compareceu teve a oportunidade de visitar a Mostra Base Industrial de Defesa (BID-Brasil), focada nos setores de defesa e segurança.

Para o comandante da Base Aérea de Brasília, Coronel Avelar Konrad, o evento além de oferecer lazer para a família tem outro propósito. “O objetivo dos Portões Abertos é mostrar um pouco das atividades que a Força Aérea desenvolve em prol da sociedade. E também quem sabe, despertar vocações”, finaliza.

Fonte:
Força Aérea Brasileira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Últimos vídeos

Salvamento aquático e mergulho de resgate
Grupamento de Busca e Salvamento do Distrito Federal revela amor à profissão e ao dever de salvar vidas.
Profissão gratificante
Papel do Corpo de Bombeiros na sociedade é motivo de orgulho para membros da corporação.
A criação do Corpo de Bombeiros
Coordenador do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, major Nilo fala de advento da corporação.
Grupamento de Busca e Salvamento do Distrito Federal revela amor à profissão e ao dever de salvar vidas.
Salvamento aquático e mergulho de resgate
Papel do Corpo de Bombeiros na sociedade é motivo de orgulho para membros da corporação.
Profissão gratificante
Coordenador do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, major Nilo fala de advento da corporação.
A criação do Corpo de Bombeiros

Governo digital