Você está aqui: Página Inicial > Defesa e Segurança > 2013 > 11 > Cerca de 200 militares fazem a segurança da Cruzex 2013

Defesa e Segurança

Cerca de 200 militares fazem a segurança da Cruzex 2013

Cruzex

Rede de vigilância eletrônica, patrulha motorizada e bombeiros também estão de prontidão durante treinamento internacional
por Portal Brasil publicado: 05/11/2013 15h16 última modificação: 30/07/2014 00h38

Cerca de 200 militares dos Batalhões de Infantaria de Recife (PE), Natal (RN) e Fortaleza (CE), do Comando-Geral de Operações Aéreas (Comgar) e do Quinto Comando Aéreo Regional (V Comar) trabalham no controle de acesso das instalações, proteção das locações e das aeronaves envolvidas na operação Cruzex Flight 2013, o maior exercício de combate aéreo da América Latina.

“Apesar de ser um treinamento, a segurança e defesa são reais”, explica o Capitão Fernando Maurício Gomes, Coordenador de Célula de Comando e Controle da Force Protection, em português “Proteção da Força”.

Uma ampla rede de vigilância eletrônica e força de patrulhamento motorizada também está pronta para ser acionada a qualquer momento. Unidades contra-incêndio completam as ferramentas da unidade na segurança e defesa da Cruzex.

Uma das unidades de apoio é o Grupo de Combate de Cães de Guerra (GCCG) da Base Aérea de Natal (Bant). Com cinco cães de guarda da raça rottweiler, a divisão do Batalhão de Infantaria (BINFA 22) auxilia no patrulhamento e policiamento do exercício.

Prioridade em todas as iniciativas militares da Força Aérea Brasileira (FAB), a segurança e a defesa depende de um planejamento apurado das necessidades do local e do evento a ser realizado. Na Cruzex 2013, a Force Protection realizou o credenciamento de mais de 2.500 pessoas entre as cidades de Natal, Recife, Caicó (RN), Assú (RN) e Maxaranguape (RN). “Os desafios para esse tipo de operação são muito grandes. Nós temos que atuar de forma a não interferir na atividade aérea, mas protegê-la. Quando os aviões estão estacionados são mais vulneráveis e cabe a nós a responsabilidade de protegê-los”, explica o Tenente-Coronel João Carlos Gouveia, Coordenador Geral de Force Protection.

Voos

No primeiro dia de atividades da Cruzex Flight 2013 nesta segunda-feira (4), militares de oito países participaram na Base Aérea de Natal da reunião inicial sobre a operação. As tripulações receberam instruções sobre comunicações, sistemas de informação, logística, operações aéreas e segurança de voo, considerado um dos pontos mais importantes.

Os voos começam efetivamente nesta terça-feira (5). Serão 92 aeronaves cruzando os céus do Nordeste durante as duas semanas de operação. “A partir desse briefing inicial, consideramos que todos os participantes têm consciência do que se pode ou não fazer durante a Cruzex”, disse o Coronel João Bosco.

Saiba mais

Acompanhe a cobertura completa das operações durante a Cruzex em tempo real pelos canais de mídia social da FAB e também no site oficial do exercício www.cruzex.aer.mil.br.
 

Fonte:
Força Aérea Brasileira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Últimos vídeos

Salvamento aquático e mergulho de resgate
Grupamento de Busca e Salvamento do Distrito Federal revela amor à profissão e ao dever de salvar vidas.
Profissão gratificante
Papel do Corpo de Bombeiros na sociedade é motivo de orgulho para membros da corporação.
A criação do Corpo de Bombeiros
Coordenador do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, major Nilo fala de advento da corporação.
Grupamento de Busca e Salvamento do Distrito Federal revela amor à profissão e ao dever de salvar vidas.
Salvamento aquático e mergulho de resgate
Papel do Corpo de Bombeiros na sociedade é motivo de orgulho para membros da corporação.
Profissão gratificante
Coordenador do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, major Nilo fala de advento da corporação.
A criação do Corpo de Bombeiros

Governo digital