Você está aqui: Página Inicial > Defesa e Segurança > 2013 > 11 > Ministro encerra Torneio Mundial de Pentatlo Militar

Defesa e Segurança

Ministro encerra Torneio Mundial de Pentatlo Militar

Campeonato

Brasil fica em segundo lugar no quadro geral de medalhas nas categorias masculino e feminina; sargento bate recorde na natação
por Portal Brasil publicado : 18/11/2013 12:12
Celso Amorim participou da cerimônia de encerramento do campeonato realizado no Rio de Janeiro

Celso Amorim participou da cerimônia de encerramento do campeonato realizado no Rio de Janeiro

O ministro da Defesa, Celso Amorim, destacou a importância de competições esportivas militares para o maior conhecimento e aproximação das nações. “Pode-se dizer que, na verdade, todos são verdadeiros soldados da paz”, enalteceu Amorim ao fazer referência aos 171 atletas presentes no encerramento oficial do 60º Campeonato Mundial de Pentatlo Militar. A competição ocorreu no Rio de Janeiro, de 9 a 18 de novembro, e reuniu 29 países. O evento foi organizado pelo Ministério da Defesa por meio do seu Departamento de Desporto Militar (DDM). 

Considerado o principal esporte do Conselho Internacional do Desporto Militar (Cism), o pentatlo militar é dividido em cinco provas: tiro, natação com obstáculo, lançamento de granada e corridas, com obstáculos e em terreno irregular. Cada país é representado por uma equipe de seis atletas homens e quatro mulheres. Os quatro melhores homens e as três melhores mulheres contam pontos para a classificação geral por equipe. Os competidores têm de realizar as cinco provas.

Na edição brasileira, a China confirmou o favoritismo. Sagrou-se campeã no resultado final por equipes, tanto no masculino quanto no feminino, seguida pelo Brasil em segundo e a Rússia em terceiro lugar. O destaque individual, no masculino, foi do Brasil, tendo como campeão o 1º Tenente do Exército Brasileiro, Douglas Castro. O vice-campeão foi o Capitão Vognild Trond, da Noruega e o terceiro colocado foi o Sargento Sonnenberg Andrej, da Alemanha. No feminino, as três primeiras colocações individuais ficaram com as chinesas.

A 3º Sargento do Exército Brasileiro, Naiana Freire, quebrou o recorde da prova de natação, com o tempo de 27,3 segundos e o chinês Pan Yucheng igualou o recorde da prova da pista de obstáculos, com o tempo de 2 minutos e 10,5 segundos. A equipe brasileira feminina quebrou o recorde por equipes da prova de revezamento da pista de pentatlo militar, ficando com o primeiro lugar nessa modalidade.

A cerimônia oficial de encerramento aconteceu no último sábado (16). Além das delegações dos países participantes, também estiveram presentes o Secretário Geral do Ministério da Defesa, Ari Matos Cardoso, o Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa, Almirante de Esquadra Júlio Saboya, a Autoridade Pública Olímpica do Brasil, General de Divisão Fernando Azevedo e Silva e o Presidente do CISM, Coronel Hamad Kalkaba Malboum. O próximo campeonato mundial de pentatlo militar acontecerá em 2014, na Coréia do Sul.

Fonte:

Ministério da Defesa

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil