Você está aqui: Página Inicial > Defesa e Segurança > 2013 > 12 > Base e Comando Aéreo de Brasília comemoram 50 anos

Defesa e Segurança

Base e Comando Aéreo de Brasília comemoram 50 anos

Aeronáutica

Unidades da Força Aérea Brasileira homenageiam civis e militares e plantam árvores em solenidade de aniversário
por Portal Brasil publicado: 05/12/2013 11h10 última modificação: 30/07/2014 00h36
Sgt. Rezende/Agência Força Aérea IV Comar é responsável pela administração das unidades da FAB em Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Distrito Federal

IV Comar é responsável pela administração das unidades da FAB em Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Distrito Federal

O Sexto Comando Aéreo Regional (VI Comar) e a Base Aérea de Brasília (BABR) realizaram, nessa quarta-feira (4), solenidade militar alusiva ao cinquentenário das duas Unidades da Força Aérea Brasileira (FAB). A cerimônia contou com a presença de autoridades civis e militares e homenageou funcionários e parceiros do VI Comar e BABR.

Para o Comandante do VI Comar, Major-Brigadeiro Antônio Carlos Moretti Bermudez, a data representa um marco na história das duas Organizações. “Cabe a nós a responsabilidade de continuar o trabalho que foi feito nestes 50 anos por aqueles que já passaram por aqui”, afirma.

Durante a solenidade, foram entregues honrarias a civis e militares como Medalha Militar por Tempo de Serviço, Título de Membro Honorário da Força Aérea, Medalha Comemorativa do VI Comar e BABR. O Sargento Getúlio Brandão Figueiredo do Lago foi um dos militares que receberam a Menção Destaque Operacional do Comando-Geral de Operações Aéreas (Comgar). “É muito gratificante receber este prêmio. Ele representa o meu trabalho na Força Aérea, da qual tenho orgulho de fazer parte e servir à Pátria”, conta o Sargento.

O Comandante da BABR, Coronel Aviador Avelar Konrad Hegermann, ressalta as expectativas para o futuro da Unidade. “Esta Base recebe as mais altas autoridades nacionais e internacionais e serve de apoio para vários eventos. Em 2014 estamos nos preparando para a chegada de seis delegações da Copa do Mundo”, revela.

VI Comar

Pouco antes da formatura militar em comemoração ao cinquentenário, o VI Comar inaugurou um monumento alusivo à data, colocado em frente ao prédio da Unidade. Além disso, no local, foram plantadas cinco mudas de Ipê para representar as cinco décadas celebradas.

A Organização Militar é responsável pela jurisdição administrativa das unidades da FAB nos estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Distrito Federal. Em comemoração ao aniversário, o VI Comar realizou neste ano duas Ações Cívico-Sociais (Acisos) que, juntas, totalizaram mais de 2600 procedimentos médicos e odontológico nos municípios de São João d’Aliança e Cidade Ocidental (GO).

O VI Comar também atua operacionalmente, como na preparação dos militares participantes da Missão de Paz no Haiti.

BABR

Considerada o portal do Brasil para o mundo, a BABR já recebeu figuras ilustre como o Papa João Paulo II, a Banda U2, Chefes de Estado, Seleções de Futebol, entre outras. É da Base também que chegam e partem muitas missões humanitárias. Foi de lá que uma equipe da FAB saiu para realizar o transporte de um pulmão, que proporcionou o primeiro transplante deste tipo de órgão no Centro-Oeste.

A Base ainda é responsável por projetos sociais: o Projeto Forças no Esporte, que através do desporto proporciona inclusão social, e dois cursos profissionalizantes - o Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e Soldado cidadão – capacitando os participantes em atividades como auxiliar administrativo, pintor de obra, pedreiro de alvenaria, telefonia e segurança eletrônica.

Fonte:

Força Aérea Brasileira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Últimos vídeos

Salvamento aquático e mergulho de resgate
Grupamento de Busca e Salvamento do Distrito Federal revela amor à profissão e ao dever de salvar vidas.
Profissão gratificante
Papel do Corpo de Bombeiros na sociedade é motivo de orgulho para membros da corporação.
A criação do Corpo de Bombeiros
Coordenador do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, major Nilo fala de advento da corporação.
Grupamento de Busca e Salvamento do Distrito Federal revela amor à profissão e ao dever de salvar vidas.
Salvamento aquático e mergulho de resgate
Papel do Corpo de Bombeiros na sociedade é motivo de orgulho para membros da corporação.
Profissão gratificante
Coordenador do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, major Nilo fala de advento da corporação.
A criação do Corpo de Bombeiros

Governo digital