Defesa e Segurança
Casa da Moeda homenageia Arsenal da Marinha do Rio
Colecionável
A Casa da Moeda do Brasil (CMB) lançou nessa terça-feira (10), na Ilha das Cobras (RJ), uma medalha em homenagem aos 250 anos do Arsenal da Marinha do Rio de Janeiro.
A cerimônia de descaracterização dos cunhos, que torna a medalha uma raridade entre colecionadores, foi conduzida pelo superintendente do Departamento de Moedas e Medalhas da CMB, Paulo Ricardo de Mattos Ferreira. Também participaram do evento o almirante de Esquadra e comandante da Marinha, Júlio Soares de Moura Neto, e o contra-almirante e engenheiro naval, Mario Ferreira Botelho.
"Aqui no Arsenal da Marinha se respira uma parte da história do Brasil", comentou o superintendente da CMB, Paulo Ricardo Ferreira.
Idealizada pela artista plástica Érika Takeyama, da CMB, o anverso da medalha é emoldurado por uma corda. A peça traz ainda o distintivo do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro e as legendas “Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro", “250 anos” e a era “2013-1763”.
O reverso é formado pela vista da proa duas embarcações construídas pela Marinha: a Nau São Sebastião e o submarino Tikuna S-34.
Desde sua criação, o Arsenal da Marinha do Rio de Janeiro tem desempenhado papel relevante na condução das atividades relativas à construção e manutenção de fragatas, navios-patrulha, navio-escola, navios de assistência hospitalar, lanchas-patrulha, corvetas e submarinos.
A medalha pode ser adquirida pelo site da CMB ou através do Clube da Medalha. Outras informações pelos telefones (21) 2414-2365 / 2414-2375 / 2414-2567 ou pelo e-mail medalha@cmb.gov.br
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil







