Defesa e Segurança
Dilma destaca 15 anos de Ministério da Defesa
Consolidação
Durante o já tradicional almoço de fim de ano com o ministro da Defesa, Celso Amorim, e os comandantes das Forças Armadas, a presidenta da República, Dilma Rousseff, destacou a consolidação do Ministério da Defesa, que completará 15 anos em 2014. De acordo com ela, o amadurecimento do órgão é marco para um País democrático. A presidenta lembrou, também, a criação da Secretaria-Geral do Ministério da Defesa, há oito meses, em discurso na tarde dessa quarta-feira (18), em evento no Clube Naval de Brasília (DF).
Dilma afirmou, ainda, que este ano a Defesa deu um importante passo com a aprovação, pelo Congresso Nacional, de documentos como a Política Nacional de Defesa, a Estratégia Nacional de Defesa e o Livro Branco de Defesa Nacional, publicações “que permitem transparência em torno das diretrizes do setor”.
A presidenta citou projetos estratégicos em andamento pelas Forças Armadas, ao longo do ano, como o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), a cargo da Marinha; o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron), do Exército; e o cargueiro de abastecimento KC-390, da Aeronáutica. “Defesa e desenvolvimento são objetivos complementares”, disse Dilma Rousseff.
A atuação do Ministério da Defesa na segurança de grandes eventos foi um dos temas do discurso da presidenta. Ela elogiou o trabalho realizado durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro (RJ), e lembrou que “nossos militares estiveram de prontidão em todas as cidades-sede da Copa das Confederações”.
A comandante-em-chefe das Forças não deixou de enaltecer a conquista da Marinha com o ingresso, já no próximo ano, de cadetes mulheres na Escola Naval. “Em breve será a vez do Exército, na Academia Militar das Agulhas Negras, a exemplo do que já acontece na Academia da Força Aérea”, comemorou.
Por fim, a presidenta anunciou ter autorizado o ministro Celso Amorim a confirmar, posteriormente, o vencedor da concorrência dos caças FX-2.
Na ocasião, o ministro Amorim agradeceu o apoio que a presidenta dá à Defesa, “não só nos equipamentos, mas também possibilitando condições dignas de trabalho a seus integrantes”. Já o comandante da Marinha, Julio Soares de Moura Neto, que falou em nome dos demais, ressaltou que os militares têm disposição em contribuir para continuar projetando internacionalmente o País.
Cumprimentos aos oficiais-generais
Antes do almoço, 178 oficiais-generais das três Forças foram cumprimentados pela presidenta. Desse total, sete generais e um almirante, promovidos em novembro, apresentaram-se nesta manhã ao ministro Celso Amorim, no Salão Nobre do órgão.
Depois, seguiram para o Palácio do Planalto, onde foram apresentados junto com suas esposas à presidenta Dilma, que estava acompanhada do vice-presidente, Michel Temer.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil







