Defesa e Segurança
FAB resgata família no município de Baixo Guandu (ES)
Resgate
Um helicóptero Super Puma da Força Aérea Brasileira (FAB) resgatou quatro pessoas da mesma família que estavam isoladas na região de Lages, na cidade de Baixo Guandu, distante 180 quilômetros de Vitória, capital do Espírito Santo.
A aeronave do Esquadrão Puma (3º/8 ºGAV) pousou, nessa quinta-feira (26), em uma região montanhosa de difícil acesso e resgatou uma senhora de 75 anos com os dois netos e a mãe das crianças.
"Deus ilumine esses anjos que apareceram para salvar a gente. Lá estava muito perigoso", ressaltou a mãe, Eandra Batista. Os moradores ficaram assustados com a intensidade da chuva. "Faz 50 anos que eu moro aqui e nunca vi uma chuva dessas. A água tomou conta da casa e perdemos tudo", disse Jaciara Bimba, a avó de 75 anos.
Para esse tipo de missão, os militares planejam a rota, preparam a aeronave com o material para resgate e primeiros socorros. A tripulação mínima é de dois pilotos, um mecânico, um operador de equipamentos especiais e dois "resgateiros".
Para o Tenente Infantaria André Luis Silveira, a imprevisibilidade da missão é o principal obstáculo. "O maior desafio dessas missões é ir sem saber o que vai encontrar. Tudo pode evoluir conforme as condições do tempo, do local e do estado das pessoas que vão ser resgatadas", explica o militar.
Na manhã desta sexta-feira (27), uma aeronave Bandeirante da FAB decolou da capital Vitória com medicamentos para a cidade de Linhares. De lá helicópteros vão distribuir o material, composto por antibióticos, hipoclorito de sódio (utilizado para descontaminar água), analgésicos e ataduras para os municípios de São Mateus e Colatina.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil






