Você está aqui: Página Inicial > Defesa e Segurança > 2014 > 02 > Aeronáutica abre suas portas a crianças e adolescentes

Defesa e Segurança

Aeronáutica abre suas portas a crianças e adolescentes

Cidadania

Programa ajuda crianças e adolescentes carentes com esportes, recreação, cursos de idiomas, leitura e outras atividades culturais
por Portal Brasil publicado: 18/02/2014 16h39 última modificação: 30/07/2014 01h54
Divulgação/Ministério da Defesa Cerca de 100 jovens carentes com idade entre 9 e 12 anos tiveram uma noite inesquecível na última quinta-feira (13)

Cerca de 100 jovens carentes com idade entre 9 e 12 anos tiveram uma noite inesquecível na última quinta-feira (13)

Cerca de 100 jovens carentes com idade entre 9 e 12 anos tiveram uma noite inesquecível na última quinta-feira (13). Eles participaram da aula inaugural que marcou o início das atividades do programa Forças no Esporte na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP). Pela primeira vez, as crianças poderão desfrutar das amplas instalações físicas do centro de ensino militar. Elas terão aulas de introdução à música e prática esportiva, em modalidades como futebol, vôlei, handebol e atletismo. Além disso, serão beneficiadas com acompanhamento médico, psicológico e odontológico.

A iniciativa será ampliada para outras escolas da Aeronáutica ainda em 2014. A Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), abre inscrições a partir da próxima segunda-feira (17), e a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), em Barbacena (MG), está em fase de implantação do programa.

A EEAR tem a expectativa de dobrar o número de alunos atendidos já no segundo semestre deste ano. As atividades oferecidas acontecerão sempre às terças e quintas-feiras no período matutino, para não coincidir com os horários escolares das crianças.

A organização militar avalia que “é uma honra poder participar de um projeto social como esse, mostrando que a atuação da Força Aérea Brasileira vai muito além dos limites do quartel”.

Forças no Esporte

Na tradicional Academia da Força Aérea, as aulas do programa Forças no Esporte começam no dia 10 de março. Foram abertas 100 vagas para jovens com idade entre 7 e 16 anos. As matrículas podem ser feitas a partir da próxima segunda-feira (17). Informações sobre os procedimentos de inscrição devem ser obtidas diretamente com a AFA pelo telefone (19) 3565-7891.

A Academia vai oferecer aulas de natação, futsal e vôlei. Além disso, os alunos poderão participar de classes de xadrez, teatro, música e reforço escolar. Segundo o coordenador do projeto na instituição, tenente Fábio Angioluci Diniz Campos, o Forças no Esporte é a oportunidade de promover os benefícios da atividade física orientada, como manutenção da saúde e prevenção de doenças entre os jovens.

Projeto

Criado em 2003, o Forças no Esporte é desenvolvido em parceria pelos ministérios da Defesa, do Esporte e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – este último responsável pela distribuição da merenda dos alunos nos intervalos das atividades.

Marinha, Exército e Aeronáutica participam do projeto com a disponibilização das instalações de quartéis e demais instituições militares para que crianças e adolescentes carentes realizem esportes, recreação, cursos de idiomas, leitura e outras atividades culturais. O objetivo principal do programa é a inclusão social por meio da educação e da promoção da saúde.

Atualmente, cerca de 13 mil alunos participam das atividades do programa em 65 municípios brasileiros. O objetivo do Forças no Esporte é beneficiar, ainda em 2014, 15 mil crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade social.

Fonte: 
Ministério da Defesa

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Últimos vídeos

Salvamento aquático e mergulho de resgate
Grupamento de Busca e Salvamento do Distrito Federal revela amor à profissão e ao dever de salvar vidas.
Profissão gratificante
Papel do Corpo de Bombeiros na sociedade é motivo de orgulho para membros da corporação.
A criação do Corpo de Bombeiros
Coordenador do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, major Nilo fala de advento da corporação.
Grupamento de Busca e Salvamento do Distrito Federal revela amor à profissão e ao dever de salvar vidas.
Salvamento aquático e mergulho de resgate
Papel do Corpo de Bombeiros na sociedade é motivo de orgulho para membros da corporação.
Profissão gratificante
Coordenador do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, major Nilo fala de advento da corporação.
A criação do Corpo de Bombeiros

Governo digital