Você está aqui: Página Inicial > Defesa e Segurança > 2014 > 03 > Coordenador de Defesa de Curitiba inspeciona tropas do Exército

Defesa e Segurança

Coordenador de Defesa de Curitiba inspeciona tropas do Exército

Ajuste operacional

Única unidade das 12 cidades-sedes coordenada pela FAB, o CCDA Curitiba acerta os últimos detalhes na preparação para o Mundial
por Portal Brasil publicado: 28/03/2014 17h36 última modificação: 30/07/2014 01h53
Divulgação/FAB Mais de 200 militares, representando os cerca de 3000 que atuarão no Mundial (maior parte da tropa do Exército)

Mais de 200 militares, representando os cerca de 3000 que atuarão no Mundial (maior parte da tropa do Exército)

A pouco mais de dois meses para o início da Copa do Mundo, as Forças Armadas e Órgãos de Segurança Pública ajustam suas operações em Curitiba (PR), uma das cidades-sedes do Mundial. Na quinta-feira (27) foi a vez do Exército Brasileiro apresentar ao Coordenador de Defesa de Área (CCDA) de Curitiba, Major-Brigadeiro Roberto Carvalho, a tropa preparada para operar em caso de solicitação da Presidência da República e em níveis extremos.

Mais de 200 militares, representando os cerca de 3000 que atuarão no Mundial (maior parte da tropa do Exército), participaram da formatura realizada no Comando da 5ª Região Militar e 5ª Divisão de Exército.

Durante discurso, o Brigadeiro ressaltou o preparo dos militares. “Acredito que as tropas estão adestradas e prontas para atuarem se preciso durante a Copa do Mundo”, afirmou.

Um dos destaques foi a simulação da 2ª Companhia de Fuzileiros Blindada para casos de manifestações. O Comandante da unidade, Capitão de Infantaria José Inácio Bertazzo Filho, explicou que a característica especial da Companhia é que ela é utilizada apenas no caso de último recurso para resolução de alguma situação. “Ela é uma subunidade que é basicamente composta por armamentos não letais. Essa Companhia tem que ser adestrada para dispersar a multidão sem causar nenhuma baixa”, garantiu o Capitão.

Os militares da Unidade trajam um equipamento semelhante a uma armadura, que segundo o   Comandante, é leve. “Esse equipamento não é balístico e oferece uma proteção. Ele tem uma mobilidade e protege todo o corpo do combatente”, afirmou.

Por fim, o Capitão ressaltou a integração das Forças Armadas com os órgãos de segurança pública de Curitiba. “Todas as entidades trabalham muito bem em conjunto. Em qualquer missão, pelo que eu já vi o relacionamento é muito bom. A gente tem condições plenas de ter uma integração completa”.

No Brasil, doze Centros de Coordenação de Defesa de Área irão operar nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo. As Forças Armadas estarão de prontidão para eventuais acionamentos e as principais atividades de segurança serão realizadas pelos Órgãos de Segurança Pública. Curitiba será a única cidade-sede onde o CCDA estará sob a coordenação da Força Aérea Brasileira.

Fonte:
Força Aérea Brasileira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Últimos vídeos

Salvamento aquático e mergulho de resgate
Grupamento de Busca e Salvamento do Distrito Federal revela amor à profissão e ao dever de salvar vidas.
Profissão gratificante
Papel do Corpo de Bombeiros na sociedade é motivo de orgulho para membros da corporação.
A criação do Corpo de Bombeiros
Coordenador do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, major Nilo fala de advento da corporação.
Grupamento de Busca e Salvamento do Distrito Federal revela amor à profissão e ao dever de salvar vidas.
Salvamento aquático e mergulho de resgate
Papel do Corpo de Bombeiros na sociedade é motivo de orgulho para membros da corporação.
Profissão gratificante
Coordenador do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, major Nilo fala de advento da corporação.
A criação do Corpo de Bombeiros

Governo digital