Defesa e Segurança
Área externa do Maracanã terá efetivo maior durante a Copa
Segurança
As forças estaduais de segurança do Rio de Janeiro (RJ) validaram o planejamento operacional para a Copa de 2014, em reunião da Comissão Especial de Segurança do Estado para Grandes Eventos (Cesege), realizada nesta semana. O efetivo a ser utilizado pela Polícia Militar será 70% maior do que o planejado para a Copa das Confederações para a segurança da área externa do Estádio Mário Filho, o Maracanã.
A Polícia Civil contará com Núcleo de Atendimento aos Turistas Estrangeiros nas delegacias de áreas de interesse do evento com 156 policiais proficientes em línguas estrangeiras. O delegado Alexandre Braga, da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ), e o coronel Ezequiel Oliveira de Mendonça, da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), são os coordenadores operacionais. O delegado Tarcísio Andreas Jansen e o coronel Marcelo Rocha são os coordenadores estratégicos das instituições para a segurança da Copa 2014.
Não haverá alteração no efetivo ordinário aplicado no interior e na Região Metropolitana do Rio. A exemplo da Copa das Confederações e da Jornada Mundial da Juventude, o Instituto de Segurança Pública (ISP) produzirá diariamente um relatório com as ocorrências policiais, que envolvam o público e as delegações do evento.
A validação do planejamento é um dos resultados do processo iniciado em 2010 com a criação da Cesege, que reúne as forças de Segurança e Defesa do Estado para o planejamento estratégico da segurança para grandes eventos, além de promover a qualificação por meio de simpósios e intercâmbios com outras polícias do mundo, coordenados pela Subsecretaria de Grandes Eventos da Secretaria de Estado de Segurança (Seseg).
Principais pontos do planejamento:
- Não haverá alteração no efetivo ordinário aplicado no Estado, seja nos batalhões ou Unidades de Polícia Pacificadora.
- Cinturão de segurança da PMERJ nas áreas turísticas e de interesse do evento.
- Incremento de 70% do policiamento na área externa do Maracanã, com 2.372 policiais militares. O efetivo previsto para Copa das Confederações era 1350. Efetivo de 2580 homens disponíveis para contingências nos dias de jogos.
- Incremento do efetivo da Polícia Militar com 2 mil homens dos batalhões de campanha, formados a partir do adiamento de férias. Além da suspensão de licenças, adesão dos formandos do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças e policiais do Regime Adicional de Serviço, totalizando um efetivo adicional de 4.926 PMs no policiamento ostensivo do estado nas áreas de interesse.
- Policiais passaram por capacitações de oficiais multiplicadores; instruções das tropas nos locais de origem; treinamento nas sedes dos batalhões de campanha; elaboração de cartilhas e cursos e estágios das Unidades de Operações Especiais.
- Ampliação do efetivo das unidades especiais: Batalhão de Polícia de Choque, Batalhão de Operações Policiais Especiais, Batalhão de Policiamento de Grandes Eventos e Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas.
- Posto avançado da Delegacia Especial de Apoio ao Turismo no Aeroporto Santos Dumont e reforço no efetivo da Delegacia do Aeroporto Internacional.
- A Polícia Civil criará uma projeção de unidade de Polícia Judiciária na Cidade da Polícia exclusivamente para atender ocorrências que envolvam grande número de pessoas.
- A Polícia Civil apoiará os órgãos competentes com a disponibilização de agentes especializados do Esquadrão Anti Bomba e de Recursos Especiais de intervenção tática, assim como de equipes especializadas na operação de repressão criminal com helicóptero.
- Delegacia e Perícia Móvel para atendimentos no entorno do Maracanã
- Atuação do Núcleo de Apoio aos Grandes Eventos da PCERJ na Proteção de Marcas
- Presença de 156 policias civis proficientes em línguas estrangeiras nas delegacias das áreas de interesse do evento
Fonte:
Portal da Copa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil






