Você está aqui: Página Inicial > Defesa e Segurança > 2014 > 04 > Centro de Comando e Controle Nacional recebe a visita de militares

Defesa e Segurança

Centro de Comando e Controle Nacional recebe a visita de militares

Estratégia

Objetivo é promover a articulação entre as forças de segurança e defesa para a realização da Copa do Mundo
por Portal Brasil publicado: 11/04/2014 15h19 última modificação: 30/07/2014 01h51
Divulgação/Sesge Militares conheceram o funcionamento do CICCN, em Brasília (DF), onde serão conduzidas as ações de segurança integradas das forças durante o evento

Militares conheceram o funcionamento do CICCN, em Brasília (DF), onde serão conduzidas as ações de segurança integradas das forças durante o evento

Com o objetivo de aprimorar a integração entre as forças de segurança e defesa para a realização da Copa do Mundo 2014, a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça (Sesge/MJ) recebeu nesta semana a visita de representantes do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa (EMCFA/MD).

Eles conheceram o funcionamento do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional – CICCN, em Brasília (DF), ambiente de onde serão conduzidas as ações de segurança integradas das forças durante o evento. O Centro faz parte do Sistema Integrado de Comando e Controle, concebido pela Sesge.

“O CICCN é o centro de nível estratégico que coordena e acompanha a Operação de Segurança durante a Copa do Mundo 2014, promovendo articulação e integração das atividades, mantendo atualizadas e disponíveis as informações estratégicas para o alto escalão do governo federal”, destacou o diretor de Operações da Sesge/MJ, Cristiano Barbosa Sampaio.

Durante a visita, os profissionais do CICCN compartilharam com os militares a experiência adquirida durante eventos como Copa das Confederações e Jornada Mundial da Juventude, onde os equipamentos foram utilizados como parte das operações de segurança.

Os militares puderam também conhecer alguns dos equipamentos como o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel e a Plataforma de Observação Elevada, que são caminhões adaptados e equipados com sistemas de comunicações, vídeo monitoramento, e compõem o sistema de segurança para gestão de eventos.

Com o uso desses equipamentos, os profissionais serão capazes de monitorar e dar suporte a toda operação de segurança dos jogos nas Arenas, Fan Fests, hotéis e deslocamentos de delegações, além de atuarem em ocorrências não programadas que possam afetar as áreas de interesse operacional.

O Ministério da Defesa é um dos órgãos federais membro do CICCN, junto com a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Agência Brasileira de Inteligência, Ministério dos Esportes entre outras instituições responsáveis pelas ações de segurança pública, defesa social, defesa civil, saúde, esporte, inteligência, defesa nacional.

Participaram da visita o Brigadeiro Luiz Fernando de Aguiar, Subchefe de Comando e Controle da Chefia de Operações Conjunta do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas e representantes das forças singulares da Aeronáutica, Exército e Marinha.

Fonte:
Portal da Copa

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Últimos vídeos

Salvamento aquático e mergulho de resgate
Grupamento de Busca e Salvamento do Distrito Federal revela amor à profissão e ao dever de salvar vidas.
Profissão gratificante
Papel do Corpo de Bombeiros na sociedade é motivo de orgulho para membros da corporação.
A criação do Corpo de Bombeiros
Coordenador do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, major Nilo fala de advento da corporação.
Grupamento de Busca e Salvamento do Distrito Federal revela amor à profissão e ao dever de salvar vidas.
Salvamento aquático e mergulho de resgate
Papel do Corpo de Bombeiros na sociedade é motivo de orgulho para membros da corporação.
Profissão gratificante
Coordenador do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, major Nilo fala de advento da corporação.
A criação do Corpo de Bombeiros

Governo digital