Defesa e Segurança
Comemoração do Dia do Exército em Brasília
Forças Armadas
O Exército Brasileiro comemorou nesta segunda-feira (14) seus 366 anos de fundação com a entrega da Medalha da Ordem do Mérito Militar a entidades e civis e militares em cerimônia no Quartel General (QG) da Força Terrestre, em Brasília (DF). O ministro da Defesa, Celso Amorim, ao término da solenidade, destacou a participação do Exército em diferentes frentes, desde as missões de paz sob a liderança da Organização das Nações Unidas (ONU), até sua participação como força de pacificação de comunidades como o Complexo da Maré, no Rio de Janeiro (RJ).
História
A Batalha dos Guararapes, ocorrida no dia 19 de abril de 1648, representa o marco da identidade e da nacionalidade daqueles que aqui viviam como brasileiros e, também, representa o início da formação do Exército Brasileiro. Naquele momento histórico, cidadãos de fibra, coragem e autodeterminação uniram-se, independentemente de etnia ou credo, em busca da libertação do jugo estrangeiro.
Com este movimento ousado, trouxeram à vida a essência da Força Terrestre do Brasil. Ali, naquele campo de batalha, nasceu o Exército Brasileiro.
Comemorações
Em sua Ordem do Dia, o Comandante do Exército, General de Exército Enzo Martins Peri¸ ressaltou o profundo processo de transformação pelo qual vem passando o Exército para capacitar a Força a enfrentar e vencer os desafios da Era do Conhecimento; receptivo às mudanças; incorporando novos processos; valorizando a ousadia, a criatividade, o questionamento e a coragem – tudo com foco na missão da Força e no futuro do Brasil – pronto para enfrentar o amanhã, assim que ele se tornar hoje.
A cerimônia serviu, também, para a condecoração de personalidades, autoridades, civis, militares, com a medalha da Ordem do Mérito Militar. Em virtude dos notáveis serviços prestados à Instituição, o Comandante do Exército houve por bem agraciá-los com a mais alta comenda do Exército Brasileiro.
Na sequência, a tropa desfilou em continência às autoridades presentes e aos agraciados, com especial destaque para o Batalhão da Guarda Presidencial, os Dragões da Independência e a Bateria de Cerimonial Caiena, que portavam seus uniformes históricos. Ambientando o local da cerimônia, havia uma exposição de materiais de emprego militar dos quais destacaram-se os obuseiros Light Gun, viaturas do sistema Astros, viaturas blindadas de transporte de pessoas (Urutu), viaturas blindadas de reconhecimento (Cascavel) e o radar Saber M60.
A cerimônia foi prestigiada por Ministros de Estado, pelo Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General de Exército José Elito Carvalho Siqueira, pelo Comandante da Marinha do Brasil, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito, pelo Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército José Carlos De Nardi, pelo Senador Edison Lobão Filho, por Deputados Federais, por Ministros do Superior Tribunal Militar, por oficiais-generais do Almirantado, do Alto-Comando do Exército e da Aeronáutica, por oficiais-generais, por autoridades civis e militares e por convidados.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil







