Defesa e Segurança
Escola Naval realiza “Media Day” com as novas aspirantes
Ingresso
A Marinha do Brasil iniciou as atividades de formação de doze jovens na primeira turma de aspirantes mulheres da Escola Naval. A mais antiga instituição de ensino superior do Brasil realizou na quarta-feira (2) um encontro com a imprensa para mostrar o dia a dia das marinheiras. As futuras sentinelas do mar, estão determinadas a cumprir a missão de servir o Brasil.
Para o comandante da Escola Naval, almirante Antonio Carlos Soares Guerreiro, o ingresso das aspirantes deu novos ares à instituição. Ele acredita que o convívio entre os gêneros ajuda na maturidade e na formação militar.
Para receber as novas aspirantes, as instalações da instituição passaram por adaptações como banheiros femininos, alojamentos e segurança. O ingresso foi cuidadosamente planejado pela Marinha, que realizou obras, inclusive, na enfermaria. Além disso, houve a inclusão de três oficiais do sexo feminino no Comando do Corpo de Aspirantes.
Natascha Fernandes (foto), de 22 anos, tem o sonho de alcançar os postos do almirantado. “Meu pai sempre quis ser militar, sempre escutei dizer que é uma carreira promissora, de alguma forma estou realizando o sonho dele também.”
As sentinelas do mar passaram em um concurso bem disputo. Cerca de 3 mil mulheres se inscreveram no certame inédito, do ano passado, que deu oportunidade à ala feminina na Escola Naval.
Vale lembrar que o primeiro passo em prol da igualdade entre os gêneros foi realizado em 1981, com o ingresso das mulheres na Marinha do Brasil. Em 2012, a Força Naval confirmou seu pioneirismo promovendo a primeira mulher ao cargo de oficial general no Brasil.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil







