Defesa e Segurança
Jovem do agreste pernambucano é um dos vencedores do Concurso Cultural “Brasil na Antártida”
Prêmio
De uma distância de 267 km do Recife (PE) saiu um dos vencedores do Concurso Cultural “Brasil na Antártida”, promovido pela Marinha do Brasil. O jovem Valdemir José da Silva, de 16 anos, nascido em Saloá, no Agreste pernambucano, incentivado pelo seu professor de Ciências, Álvaro Deangells, concorreu com outros 200 jovens inscritos em todo o País e ganhou. O prêmio é inusitado: conhecer o continente branco e gelado.
O resultado foi graças ao trabalho dos dois na produção de um vídeo que mostrou a presença da Marinha na Antártida. A animação, de um minuto e 43 segundos, em stop motion (sobreposição de fotografias para formar o vídeo), foi avaliada por jurados como o cineasta Cacá Diegues. Outras três duplas também tiveram seus vídeos selecionados, sendo uma de São Paulo (SP), outra de Porto Alegre (RS) e outra de Barbacena (MG).
Valdemir e Álvaro ficaram sabendo do resultado no dia 28 de fevereiro, quando militares da Capitania dos Portos de Pernambuco foram até a casa do estudante dar a notícia. A alegria marcou o encontro e contagiou a todos, principalmente a família de Valdemir, que revelou que o menino nunca tinha saído de casa para tão longe, mas que pela dedicação e esforço dele merecia o prêmio.
Depois da boa notícia, o passo dado foi viajar. No dia 19 de março, foi ao Rio de Janeiro realizar um treinamento pré-antártico. Nessa ocasião, conheceu, por meio de palestras, o Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) e participou de exercícios de segurança, alpinismo, mergulho, trilhas, dinâmica de grupo e voo de helicóptero.
Devido às condições climáticas da Antártida ainda está sendo avaliada a melhor data para a viagem ao continente. Tudo será acompanhado por uma equipe de jornalistas da TV Globo com o intuito de mostrar a experiência e a história de cada um desses jovens alunos e professores, inclusive as de Valdemir, aluno da Escola de Referência em Ensino Médio Monsenhor João Marques e já conhecido por suas boas notas. As imagens deverão ser apresentadas em uma das edições do programa Fantástico.
Fonte:
Marinha do Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil






