Defesa e Segurança
Operação cumpre mandados em dez estados brasileiros
Paiva Luz
A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quarta-feira (2) a Operação Paiva Luz* para o cumprimento de 12 mandados de prisão, em continuação das investigações de uma organização criminosa, com a obtenção de provas de materialidade e indicação de autorias e participações no episódio de Bocaina (SP), havendo sido registrados, desde novembro de 2013, oito apreensões de drogas nos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Bahia, que totalizaram cerca de quatrocentos quilos de cocaína, além de 13 pessoas presas em flagrantes.
Cerca de 100 policiais federais estão envolvidos no cumprimento de mandados de busca e apreensão em 21 endereços, em dez cidades distribuídas por cinco estados (São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Bahia).
A investigação teve início imediatamente após a morte do policial Luciano, lotado na Delegacia de Polícia Federal de Bauru (SP), que foi atingido no peito por um disparo de fuzil, no dia 25/09/2013. Naquele dia a Polícia Federal teve notícia de que uma aeronave pousaria em uma pista rural no município de Bocaina (SP), para entrega de grande quantidade de drogas, o que de fato ocorreu por volta das 21h, ocasião em que criminosos armados, inclusive com fuzil de artilharia anti-aérea, opuseram-se violentamente à ação policial.
O avião caiu, incendiou-se e, na data do fato, foram presos o piloto da aeronave, dois criminosos que prestaram o apoio armado em solo, e dois associados que tentavam ajudar na fuga.
O Juiz da Vara Federal de Jaú (SP), a pedido da PF, determinou o bloqueio de dezenas de contas bancárias e o sequestro de dezenas de imóveis e veículos pertencentes à organização criminosa, incluindo lancha, avião e postos de gasolina.
Os investigados serão indiciados e responderão, na medida de suas participações, entre outros, pelos crimes de integrar organização criminosa, emprego de armas de uso restrito, tráfico internacional de drogas, resistência e participação em homicídio.
*O nome da operação é uma homenagem ao Agente de Polícia Federal Fábio Ricardo Paiva Luciano, morto em combate em Bocaina.
Fonte:
Polícia Federal
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil






